«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

sábado, outubro 07, 2006

”Lost Jewel of the Atlantic”, um despertar cívico (a civic awakening)

Texto publicado no Garajau (6.10.2006), aqui disponibilizado numa versão mais longa:

Os números falam por si. Os mil espectadores, contabilizando a ante-estreia, fizeram de Lost Jewel of the Atlantic um sucesso. O filme mais visto no Cinemax desde a sua reabertura em 2005, como noticiou o Tribuna da Madeira, na semana passada.

Esta receptividade é uma cereja em cima do bolo, porque fazer o filme foi já uma conquista, estreá-lo na Madeira foi outra conquista, merecer e motivar o interesse da comunicação social e da opinião pública foi outro aspecto muito positivo. Por uma razão simples: reconheceu-se a qualidade e seriedade do trabalho, os argumentos expostos pelo filme e o interesse, para a Madeira, de reflectir sobre os factos relatados.

Concentrada na causa desportivo-ambiental, a Save the Waves Coalition evita qualquer tentativa de politização, numa sociedade em que há pouco espaço para o activismo cívico e em que sentido crítico é confundido com ataque político, para inibir a autonomia de pensamento e a acção do cidadão.

Havia consciência dos obstáculos: apatia cívica geral, preconceitos relativamente ao género documentário, o facto da publicidade negativa (polémica) - ao contrário do que é normal - ter um efeito desfavorável na Madeira e as pessoas estarem habituadas a ter ingressos, para eventos culturais, à borla ou a preços reduzidos. Os espectadores foram ver o filme pagando um bilhete de 4.5 euros. Não houve métodos artificiais para atrair as pessoas ao Cinemax. Dependeu, unicamente, da livre e espontânea vontade de cada um. Daí o mérito da adesão dos mil espectadores.

Por tudo isto, o sucesso do filme ultrapassou as expectativas, ao ponto de serem agendadas sessões extra face à procura. Trata-se de um despertar cívico, que pode significar o início - ou até um marco - de uma viragem na atitude do cidadão madeirense face os assuntos que lhe dizem respeito. Na convicção que o progresso pode fazer-se em hamonia com o património natural e as características autêncticas da ilha, mais não seja para cuidar da base da economia da Madeira: o Turismo.

«O sucesso do filme na ilha prova que os cidadãos começam a acordar e a aperceber-se que algo importante está a ser perdido, no frenesim do desenvolvimento em curso», afirma William Henry, director da organização americana. Ele incentiva os madeirenses a serem mais activos na construção do seu futuro, sublinhando que «os cidadãos devem manter-se vigilantes e questionar, permanentemente, as motivações do Governo e da indústria.»

O filme é imparcial, preocupa-se com o futuro económico-turístico da Madeira e constitui uma celebração da sua beleza exótica. É um filme pró-Madeira. Claro que mostra, factual e criticamente, certas obras na costa. Se dão má imagem da Madeira, essa responsabilidade não poderá ser imputada ao filme ou à Save the Waves Coalition.

No final, o filme deixa uma mensagem de esperança e de cooperação, no sentido de poder-se corrigir, no futuro, os impactos negativos de algumas construções.

Ver ainda:
Carta-balanço de Will Henry sobre o sucesso do Lost Jewel (bilingual text)

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