«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

domingo, novembro 19, 2006

Get real 2

O Instituto Nacional de Estatística veio agora dizer que o desemprego na Madeira subiu para 6,1%, no terceiro trimestre de 2006, actualizando-se assim os 5% no post Get real, em que se reflectiu sobre o impacto destes números num espaço insular e ultraperiférico como a Madeira.

Custa a crer, mas os «serviços tutelados por Brazão de Castro garantem que os "ganhos médios da Madeira são superiores aos registados em vinte e seis das vinte e nove regiões que integram o país para efeitos desta estatística"» (Diário, 18.11.2006).

Assim, o "ganho médio em 2004 dos trabalhadores por conta de outrem, na Região Autónoma da Madeira, cifrava-se em 866,67 euros - no continente, no mesmo ano, era de 879,6 euros - pelo que o valor da Região representa 98,5% da média nacional".

Um valor de 866,67 euros de ganho médio do trabalhador madeirense?... Para começar, deve ser sobre o rendimento ilíquido... mesmo assim ou há um grupo de pessoas a ganhar principescamente nesta ilha ou haverá algum empolamento... Será uma vez mais o efeito Off Shore da Madeira (Centro Internacional de Negócios) a empolar estatísticas?

O PIB madeirense diz que somos das regiões mais ricas em Portugal, que a realidade do poder de compra ou o nível de conforto das famílias madeirenses desmente sem misericórdia.

1 comentário:

  1. Perante mais estes números é de suspeitar que o Governo Regional tem andado a maquilhar os nºs que possam beliscar a sua governação!

    ResponderEliminar