«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

quinta-feira, novembro 16, 2006

Sempre o turismo como salvação

É assim, enterrando cerca de 800 metros de praia de calhau, no Jardim do Mar, uma machadada no património natural autêntico e no exotismo da ilha, que se defende o tão necessário turismo para segurar a economia da Madeira?

Estudo da Universidade Católica diz que a Madeira tem de adoptar
modelo de desenvolvimento assente no turismo

Jornal da Madeira, 08.11.2006

A aposta no Turismo pode e deve ser reforçada.
Diário de Notícias da Madeira, 08.11.2006

Estas ideias resultam das conclusões do estudo "Consequências económicas da revisão da Lei das finanças regionais", encomendado pela Associação Comercial e Industrial do Funchal (ACIF) à Universidade Católica Portuguesa. João Confraria, um dos autores do estudo, deu conta que será necessário reformular o modelo de desenvolvimento regional, devendo-se apostar no sector do turismo e nas actividades tradicionais: «um processo de ajustamento baseado no desenvolvimento do turismo» porque a «forma de entrar dinheiro na Região é vender turismo». Por seu lado, Sotero Gomes da ACIF diz que se deve fazer do sector do turismo a «mola da economia regional e que venha a absorver mão-de-obra de outros sectores».

Ora bem, passados várias décadas de grande investimento na Madeira, a ilha continua assente e dependente do sector do turismo, a base da economia regional. Entretanto, as características naturais e autênticas da Região, em que assenta a procura turística, foram sendo comprometidas em vários pontos. O exotismo foi sendo delapidado, delapidando-se o turismo de qualidade. Uns tiritos no pé...

1 comentário:

  1. "várias décadas de grande investimento na Madeira, a ilha continua assente e dependente do sector do turismo"

    Essa afirmação é verdadeira mas a construção cível nos últimos 10 anos foi uma grande perna artificial para a nossa economia. Suspeito que essa perna enriqueceu poucos, deu emprego a muitos mas quase destrui a outra que é verdadeira. A Madeira terá que tentar manter a artificial e regenerar na a verdadeira mas para isso terá que mudar o seu modelo de desenvolvimento. Os nossos grandes timoneiros terão grande dificuldade em mudar e o povo pouca coragem para mudá-los!

    ResponderEliminar