«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

sábado, fevereiro 10, 2007

Verdade inconveniente nas escolas portuguesas

É uma boa notícia o Governo português, por intermédio de José Sócrates, na recente visita de Al Gore ao nosso país, ter decidido chegar cópias de An Inconvenient Truth às escolas. O «gabinete do primeiro-ministro informou que, a exemplo do que aconteceu em Espanha, onde o ex-vice-presidente Al Gore esteve quarta-feira, também em Portugal o filme de Gore vai ser distribuído pelas escolas com o objectivo de «sensibilizar os jovens para as temáticas do ambiente». A decisão foi acertada entre José Sócrates e a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues» (Diário Digital, 8.02.2007).

Seria bom que o pacote de Uma Verdade Inconveniente para as escolas da Madeira fosse engrandecido com um outra verdade inconveniente, por acaso também um filme-documentário norte-americano, o Lost Jewel of the Atlantic, estreado também em 2006, sobre a realidade da Madeira, na relação entre ambiente, turismo, desporto (surf) e obras na costa marítima.
(Verdades inconvenientes.)

O Reino Unido já havia decidido entregar a todas as escolas secundárias um cópia do filme acompanhado de material sobre a mudança climática, para aumentar a consciência sobre os assuntos abordados no filme. Na Escócia, o documentário fará parte do currículo da disciplina de Ciências do 4º e 6º anos, numa iniciativa conjunta da Learning and Teaching Scotland e o ScottishPower.

Nos EUA, a National Science Teachers Association recusou 50 mil cópias grátis de An Inconvenient Truth alegando que não destribui aos seus membros material não solicitado por eles. A Federal Way School Board in Federal Way, em Washington, decidiu não mostrar o filme porque, segundo uma queixa de um encarregado de educação, "a Bíblia diz que no fim do mundo tudo vai arder, mas essa perspectiva não está no DVD". A Environmental Club of Eisenhower High School, também em Washington, apelidou o filme de «matéria controversa» e não permitiu exibir o filme sem que fosse apresentada um ponto de vista oposto (fonte Wikipedia).

Pelo seu empenho em alertar a opinião pública para os perigos do aquecimento global, Al Gore é candidato ao título de Prémio Nobel da Paz 2007. Al Gore dedicou os seus oito anos como vice-presidente de Bill Clinton a defender medidas ambientais e a tentar que os EUA ratificassem o Protocolo de Quioto, o que não chegou a acontecer. Depois de deixar de desempenhar funções na Casa Branca, Al Gore continuou a sua campanha ambiental, que se tornou mais mediática com o lançamento do documentário Uma Verdade Inconveniente, no qual explica os efeitos do aquecimento global. O filme está nomeado para a categoria de melhor documentário nos Óscares 2007. (Mas há perspectivas diversas como esta.)

Sem comentários:

Enviar um comentário