«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

domingo, fevereiro 11, 2007

Vontade política

Al Gore, no filme An Inconvenient Truth: "political will is a renewable resource" (a vontade política é um recurso renovável)

Se temos conhecimento científico e tecnologia para resolver o problema do Aquecimento Global, falta a vontade política. Pelos vistos o recurso mais escasso, embora renovável, em governos que continuam a considerar (e a vender à opinião pública) ser sustentável sacrificar o ambiente à economia, ao lucro imediato e aos ganhos eleitoralistas. É hora de reformar e renovar essas velhas vontades políticas. Enquanto cidadãos (e eleitores) temos esse poder de mudar pequenos hábitos e atitudes. Cabe a cada um de nós fazer a sua parte, plantar as sementes, sem fundamentalismos ou pensar que, sozinho, vai mudar o mundo. A mudança acontece quando muitos decidem fazer a sua parte e colocam em acção a massa crítica. Também enquanto consumidores temos um poder enorme para induzir mudanças. Veja-se a lição do beija-flor.

Uma nota positiva para o público que encheu as duas sessões no Centro das Artes, na Calheta, no sábado, para ver Uma verdade inconveniente de Al Gore, que fez lembrar as sessões esgotadas em Setembro passado, no Cinemax, para ver o também documentário norte-americano Lost Jewel of the Atlantic, estreado igualmente em 2006, sobre a realidade da Madeira, na relação entre ambiente, turismo, desporto (surf) e as obras na costa marítima. Criar consciência (informação e educação) é a via que persegue o ex-vice presidente americano. É preciso persistir.

Verdade inconveniente nas escolas portuguesas
Verdades inconvenientes (inconvenient truths)

Sem comentários:

Enviar um comentário