«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

domingo, abril 01, 2007

Reacções às campanhas milionárias

A RTP Madeira, ontem, em todos os momentos noticiosos, ignorou a "bomba" que foi manchete no Diário de Notícias local. Só no telejornal da noite, na reportagem da acção de pré-campanha do CDS-PP, passou um momento em que José Manuel Rodrigues, num discurso, alude às campanhas milionárias de PSD e PS. Quando o assunto tiver eco a nível nacional, aí toda a gente falará do assunto na comunicação social madeirense. Citamos as reacções dos partidos mais pequenos, publicadas hoje no Diário.

CDS-PP
«José Manuel Rodrigues também gritou "escândalo". Como é que o "PSD e o PS, que são os responsáveis por estas eleições antecipadas [...] com base no argumento da falta de dinheiro, vêm agora gastar rios de dinheiro na campanha", questionou.»

BE
Guida Vieira: «"como é que o PSD vai gastar milhões quando diz que a Madeira não tem dinheiro".»

PCP
«Ao contrário do que Alberto João Jardim disse, o PSD não vai "dar um exemplo de modéstia, de contenção e de poupança, por causa da crise", lembrou depois o comunista Edgar Silva. Em vez disso, verifica-se mais uma "contradição escandalosa".»

MPT
«João Isidoro, do Movimento Partido da Terra, mesmo tendo em conta que "os orçamentos são avaliados por cima", os valores são um "exagero" e pecam pela falta de "equilíbrio e bom senso" que se impunha "num tempo de crise" como o actual. Mas o que surpreende mais "é o maior partido da oposição perspectivar gastar sete vezes mais que nas últimas eleições quando sempre criticou os gastos de campanha do PSD".»

PND
«Baltazar Aguiar, do Partido Nova Democracia (PND) conta apresentar amanhã o 'seu' orçamento e divulgar na mesma ocasião a origem do dinheiro. "Convido todos os partidos a fazer o mesmo", apelou, considerando que "os eleitores têm o direito de saber o que está por detrás dos partidos e quem os sustenta" antes das eleições. Sobre os milhões orçamentados por PSD e PS: "São números absolutamente extravagantes. Deviam poupar, atendendo à crise do país", considerou.»

5 comentários:

  1. Uns torrãozinhos para aquela empresa de consultadoria de marketing e comunicação da Rua dos Netos:

    «65.8.1- Concepção Campanha e estudo de Mercado 350,000.00 €
    65.8.2- Publicidade, Comunicação Impressa e digital 400,000.00 €»


    O jaiminho mais pequeno levou um pontapé no traseiro aquando da elaboração das listas, mais feitas as contas é o que mama mais ;)

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  2. O Olho de Fogo anda distraído. A RTP-M não ignorou este assunto. A questão da capanha milionária foi pela PRIMEIRA VEZ levantada na RTP-Madeira no assunto em destae, há três semanas. Um dos comentadores (Tolentino Nóbrega) focou os custos da canmpanha (subvenção estatal, pagamtoàos membros das mesas, gastos partidarios permitidos) à luz da nova lei e o outro cometador (Filipe Malheiro) desvalorizou afirmando que o PSD iria fazer uma camanha moodesta, sem grandes custos, apenas com o cartaz do dr. Jardim e o grupo Galáxia, para não entrar em contradição com o motivo pelo qual provocou as eleições: as finanças.
    Memória curta ou lapso? Afinal, também há dia sem diário. E mais mundo.

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  3. Obrigado pelo comentário. O Olho de Fogo está longe de ser omnipresente e omnisciente mas, neste caso, nem memória curta nem lapso. Vamos perceber porquê.

    O assunto dos gastos da campanha começou a ser levantado assim que surgiu a hipótese de eleições antecipadas. A despesa com o acto eleitoral foi um factor que entrou na equação. Sobretudo quando o governo se demitia por causa dos cortes financeiros que impunha a lei de finanças das regiões autónomas.

    Não está em causa apenas o mérito levantar o tema dos gastos e financiamento dos partidos e suas campanhas. Era por demais conhecido o famoso "jackpot" cozinhado na ALM.

    Está em causa outra coisa mais importante: o mérito de dar a notícia, em primeira mão a nível nacional, que confirmou, com os números preto no branco dos respectivos orçamentos de campanha, entregues na Entidade das Contas, o que muitos apenas suspeitavam.

    A notícia do Diário, no sábado, foi novidade, com elementos concretos e desconhecidos até então, que nenhum outro meio de comunicação social havia dado. Aí está o mérito do Diário, que não se limitou a levantar o tema do financiamento da campanha ou a suspeitar do nível de gastos: confirmou tudo.

    E o canal de televisão regional ignorou essa informação nova, de grande impacto noticioso e político, de grande interesse público. Vai-se lá perceber...

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  4. Quando o Calisto estava na RTP-M é que era bom, não era? Fez tantos fretes ao AJJ como faz agora no Diário, sobretudo antes das eleições.
    Se o Olho de Fogo quer saber mais sobre as eleições, vá aos sitios da CNE, do STAPE e do Tribunal Constitucional. Está lá tudo. Não espere que o ULTRAPERIFERIAS alerte o Diario para ir lá sacar as primeiras mãos. Hoje, com a internet, só há primeiros pés

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  5. Recuso-me a pessoalizar a questão porque não é isso que está em causa nos textos postados. Apenas factos, independentemente das pessoas. Nem se está a dizer que o Diário é perfeito.

    Sobre os meios disponíveis na Internet, só confirma o mérito (jornalístico) do Diário o facto de ter dado a tal notícia sobre os orçamentos milionários da campanha eleitoral das regionais de Maio, apesar de qualquer pessoa poder aceder aos dados através de um simples clique. É preciso estar em cima do acontecimento... que faz toda a diferença.

    (Já que menciona o Ultraperiferia, pode lá constatar que foi surpreendido, como muita gente, com a notícia sobre os números da campanha).

    Nota: o Olho de Fogo não tem (nem pretende ter) disponibilidade para andar em cima de tantos e diversos acontecimentos e apresentar novidades de certo calibre.

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