«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

sábado, agosto 04, 2007

Informação, manipulação

A RTP Madeira deu ontem uma prova de jornalismo rasgadinho. Não só pelo facto de ser uma notícia de há muito tempo, publicada pelo Diário há um mês, mas, sobretudo, por confundir ou associar a atribuição do prémio "Swiss Tourism Awards 2007" à existência da praia artificial de areia amarela.

A reportagem mostrou um sem número de vezes a praia artificial, como se aquele prémio se destinasse a premiar artificialismos ou o comprometimento da autenticidade natural... Atente-se ao objectivo desse reconhecimento: «The main aim of these recognitions is to promote high level tourism, to protect and set countries’ natural and cultural heritage off». Promover turismo de alta qualidade, proteger e chamar a atenção para o património natural e cultural.

São as belezas naturais e não as artificiais que os "Swiss Tourism Awards" premeiam. Não é abusivo usar este tipo de prémio para promover o artificial, que ele não premeia? O Diário já o tinha feito. Um mês depois foi a vez da RTP Madeira. Com informação assim é a democracia que fica mais pobre.

1 comentário:

  1. Uma mentira dita no seio de uma população (jornalistas inclusive) ignorante tende a ser repetida até ganhar estatuto de verdade!

    ResponderEliminar