Jardim do Mar, Ponta Pequena e Paul do Mar
«Por entre vales e montanhas, a bela Calheta ainda tem muitas belezas naturais para serem descobertas e redescobertas. Neste concelho o que não falta é o verde da terra e o azul do céu e do mar. A simpatia do seu povo, a paisagem exuberante, o clima ameno e a sua tradição e costumes foram apenas algumas razões que nos levou a premiar a Calheta com prestigioso reconhecimento.»
Estas são palavras dirigidas à Calheta, por parte dos responsáveis do "Swiss Tourism Awards 2007", um «galardão destinado a encorajar o desenvolvimento da indústria turística internacional», como noticia hoje o Diário.
Atente-se às palavras acima citadas, um elogio às belezas naturais e à paisagem exuberante, apesar do «ainda tem», indicando que já teve mais no passado. Oxalá seja um incentivo e responsabilização (pressão) extra para que essas mesmas belezas e exuberâncias que restam sejam devidamente valorizadas e preservadas. E natureza não é só serra e laurissilva.
Atente-se ao objectivo do reconhecimento por parte do "Swiss Tourism Awards": «The main aim of these recognitions is to promote high level tourism, to protect and set countries’ natural and cultural heritage off». Promover turismo de alta qualidade, proteger e chamar a atenção para o património natural e cultural.
De certeza que os suiços não se referem a artificialismos, nem os defendem. O artificial não rima com turismo de qualidade. As imagens e destaques (postais) seleccionados na imagem que acompanha a notícia do Diário é da responsabilidade do "Swiss Tourism Awards"? Não é abusivo usar este tipo de prémio para promover o artificial, que ele não premeia? Ainda por cima com o símbolo e a designação "Swiss Tourism Awards" associadas.
Desconfiamos que a praia artificial da Calheta seja um «trunfo decisivo» para os suiços, com surge indicado na imagem da notícia. Não é uma beleza natural nem autêntica. É artificial e é muito polémico considerar uma beleza. E exuberante só se for nos antifers. Não atrai o turista de qualidade e exigente quanto à autenticidade dos locais. Certamente, a praia artificial não é um bem a preservar para os "Swiss Tourism Awards".
Não se caia no populismo de usar o referido reconhecimento para tentar apagar ou legitimar as agressões passadas ou futuras às tais belezas naturais e exuberantes de que falam os suiços.
O Jardim do Mar já foi chamado o Hawai europeu pela onda de surf da Ponta Jardim e utilizado para promover a Calheta. Entretanto, tal não impediu que as condições únicas e excelentes desse Hawai europeu fossem comprometidas.
Se os títulos e prémios forem entendidos no seu verdadeiro sentido, servirão para não continuar a comprometer o património natural. Isso sim, será o motivo de grande e sustentada satisfação.
Photo copyright NDS 2007
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