«Companhia aérea privada é bem vista por Jardim» foi título de uma notícia no Diário, em 10.8.2007. Surgiu, entretanto, a possibilidade, verbalizada no Farpas da Madeira, de ser criada uma companhia aérea por um empresário madeirense para ligar as ilhas dos arquipélagos dos Açores, Madeira, Canárias e o Continente.
«"Podíamos estudar uma parceria público-privada, mas o Governo sozinho não se mete nisso", disse [Alberto João] Jardim, após ter feito duras críticas ao serviço que a TAP tem prestado aos madeirenses. "Se aparecesse uma empresa privada que tivesse esse objectivo, nós podíamos estudar formas de apoio, mas sozinhos não avançamos", frisou, dizendo-se esperançado na liberalização dos transportes aéreos.»
Não é nova a questão de haver uma companhia aérea público-privada na Madeira (no passado fracassaram as tentativas privadas Air Columbus, Air Sul, Air Madeira - depois Euro Atlantic - ou Air Luxor) nos voos regulares para a Madeira.
Pena talvez o Governo Regional não ter aderido à ideia ou mostrado disponibilidade mais cedo, sabendo-se quanto ficam limitados os madeirenses e a sua economia por causa das ligações com o exterior.
Nesse aspecto, os Açores foram mais espeditos perante a importância estratégica do transporte aéreo, num espaço insular e ultra-periférico. Eles não teriam máquinas de lavar, como alegava jocosamente um político madeirense há tempos, mas têm aviões.
Enquanto o executivo madeirense não tem capitais disponíveis para investir numa companhia aérea, o arquipélago vizinho encontrou esse financiamento, embora o governo açoriano tenha anunciado, em Maio último, a preparação da privatização parcial da SATA.
A companhia aérea dos Açores foi, inicialmente, «constituída como empresa privada, mas o estatuto da empresa SATA evoluiria em 17 de Outubro de 1980, para uma empresa pública sob tutela do Governo Regional dos Açores passando a designar-se Serviço Açoriano de Transportes Aéreos, Empresa Pública, embora mantendo a sigla de sempre - SATA. Foi comprada ao Grupo Bensaúde, ficando 50% das acções a pertençer ao Governo Regional dos Açores, e as restantes, à TAP Air Portugal, EP» (Wikipedia).
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Açores: SATA - Madeira: zero
Açores: SATA - Madeira: zero (bis)
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Torna-se urgente a criação de uma companhia aérea regional que venha resolver, de uma vez por todas, os problemas de ligação aérea ao continente e ao mundo. Seja por iniciativa privada, pública ou ambos, assim é que não pode continuar.
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