«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

sábado, setembro 08, 2007

Companhia aérea regional

«Companhia aérea privada é bem vista por Jardim» foi título de uma notícia no Diário, em 10.8.2007. Surgiu, entretanto, a possibilidade, verbalizada no Farpas da Madeira, de ser criada uma companhia aérea por um empresário madeirense para ligar as ilhas dos arquipélagos dos Açores, Madeira, Canárias e o Continente.

«"Podíamos estudar uma parceria público-privada, mas o Governo sozinho não se mete nisso", disse [Alberto João] Jardim, após ter feito duras críticas ao serviço que a TAP tem prestado aos madeirenses. "Se aparecesse uma empresa privada que tivesse esse objectivo, nós podíamos estudar formas de apoio, mas sozinhos não avançamos", frisou, dizendo-se esperançado na liberalização dos transportes aéreos.»

Não é nova a questão de haver uma companhia aérea público-privada na Madeira (no passado fracassaram as tentativas privadas Air Columbus, Air Sul, Air Madeira - depois Euro Atlantic - ou Air Luxor) nos voos regulares para a Madeira.

Pena talvez o Governo Regional não ter aderido à ideia ou mostrado disponibilidade mais cedo, sabendo-se quanto ficam limitados os madeirenses e a sua economia por causa das ligações com o exterior.

Nesse aspecto, os Açores foram mais espeditos perante a importância estratégica do transporte aéreo, num espaço insular e ultra-periférico. Eles não teriam máquinas de lavar, como alegava jocosamente um político madeirense há tempos, mas têm aviões.

Enquanto o executivo madeirense não tem capitais disponíveis para investir numa companhia aérea, o arquipélago vizinho encontrou esse financiamento, embora o governo açoriano tenha anunciado, em Maio último, a preparação da privatização parcial da SATA.

A companhia aérea dos Açores foi, inicialmente, «constituída como empresa privada, mas o estatuto da empresa SATA evoluiria em 17 de Outubro de 1980, para uma empresa pública sob tutela do Governo Regional dos Açores passando a designar-se Serviço Açoriano de Transportes Aéreos, Empresa Pública, embora mantendo a sigla de sempre - SATA. Foi comprada ao Grupo Bensaúde, ficando 50% das acções a pertençer ao Governo Regional dos Açores, e as restantes, à TAP Air Portugal, EP» (Wikipedia).

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Açores: SATA - Madeira: zero
Açores: SATA - Madeira: zero (bis)

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1 comentário:

  1. Torna-se urgente a criação de uma companhia aérea regional que venha resolver, de uma vez por todas, os problemas de ligação aérea ao continente e ao mundo. Seja por iniciativa privada, pública ou ambos, assim é que não pode continuar.

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