«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

sábado, setembro 08, 2007

Promessa de competição de surf na Ponta Jardim 2: entrevista ao presidente da Junta

Portinho após o paredão, através da objectiva de William Henry, de onde a Rádio Calheta fez hoje um directo. Note-se que o limite do antigo paredão ficava, sensivelmente, no tracejado do meio da estrada paralela à nova promenade. Ver comparação neste antes e depois ou a construção a partir de outro ângulo, na mesma zona do Portinho.

Recentemente, abordámos aqui a Renovada promessa de competição de surf na Ponta Jardim, que surgiu depois de termos aqui recordado (Câmara da Calheta quer surf de volta II: motivação e realidade) uma promessa do ano anterior.

Hoje, a Rádio Calheta realizou o Ponto de Encontro no Jardim do Mar, no sítio do Portinho. Aqui fica a entrevista com Acácio Sousa, presidente da Junta de Freguesia, que acabou por andar à volta do paredão e da promenade inaugurados há três anos, com toda a polémica que já se conhece, assunto sempre actualizado neste blog face a novos dados e acontecimentos.

Não vamos, neste post, analisar criticamente o conteúdo da entrevista. Deixamos, para já, em bruto, para uma primeira reflexão de todos.

Rádio Calheta:
O Jardim do Mar há algum tempo foi falado devido a algumas discussões entre a população de duzentos e poucos habitantes quando da construção da promenade e também de toda a protecção da frente mar da freguesia do Jardim do Mar. Havia quem [a] defendesse, havia também quem não estivesse de acordo [nota: apenas quanto à sua dimensão]. Neste momento como estão as opiniões?

Acácio Sousa:
Acho que isso já esqueceu tudo. E ainda bem que fizeram isso, pois foi numa boa altura porque se fosse hoje em dia era impossível fazer essa obra, que foi uma obra bastante cara. Mas fizeram numa altura boa porque era uma necessidade. A maior necessidade que o Jardim tinha era a protecção. E aproveitaram a protecção para fazer a promenade. [...] Uma dezena de pessoas [do Jardim do Mar e] uma maioria de pessoas de fora da freguesia fizeram esse protesto mas [sem] razão para isso, porque a maioria dos jardineiros queria uma protecção.

Rádio Calheta:
E até porque temos o exemplo de outras partes do país onde o mar está a vir buscar muita terra. O Jardim do Mar, já não sendo muito grande havia esse perigo também de muitas casas de pessoas serem levadas pelo mar.

Acácio Sousa:
Sim, [...] um ou dois metros para dentro o mar já tinha levado. Principalmente no Inverno quando o mar estava mau. No Portinho havia casas à beira-mar que já estava a ameaçar.

Rádio Calheta:
Aqueles que não estavam de acordo [nota: apenas quanto à sua dimensão, insista-se] reclamavam que iríamos perder um paraíso ao nível das ondas do surf - segundo os entendidos uma das melhores do mundo – e que também no fundo era a grande fonte de dinamização da freguesia em termos de rendimento e movimento.

Acácio Sousa:
As ondas ainda continuam igual. Não sou nenhum perito disso, mas acho que as ondas ficaram iguais como estavam. [...] Mas primeiro estava a protecção da freguesia que era importantíssimo na altura. Foi uma obra que não fosse feita na altura hoje nunca mais seria feita. Não sei o que iria acontecer ao Jardim do Mar. Daqui a 20 ou 50 anos não sei o que aconteceria ao Jardim do Mar.

Rádio Calheta:
Ao nível do surf notam um decréscimo acentuado ao nível dos participantes nestas actividades desportivas desta modalidade?

Acácio Sousa:
Acho que sim, porque eles agora preferem ir para o [Seixal?Funchal?] e o Porto Santo do que fazerem aqui, não sei. Levaram isto também por... Não sei agora [...] Quando tem ondas eles vão para a Ponta Pequena. Temos ali ondas na Ponta Pequena [nota: já território do Paul do Mar] e fazem igual surf lá.
[...]
Outra coisa que queria chamar a atenção a respeito das ondas. Foi [anunciado] aqui um campeonato do mundo. A Câmara [da Calheta] parece que está a estudar isso e não sei quando será. Ainda este ano ou para o ano, não sei. Foi falado que a Câmara estava a estudar a possibilidade de fazer aqui um campeonato do mundo, como já fizeram um [nota: Madeira Big Wave Challenge em 2000], agora não sei quando e como é que isso está.

Rádio Calheta:
Mas é sinal que se estão planeando organizar uma actividade desta importância, um campeonato do mundo ou uma etapa do campeonato do mundo, as ondas continuam a ter qualidade.

Acácio Sousa:
Mais uma razão. Sei que já foi falado mas não sei quando vai ser. Se ainda este ano ou se só para o ano.

2 comentários:

  1. sem comentarios!!!
    um verdadeiro expert!!!

    ResponderEliminar
  2. Que "murcão"!São estes patifes que são os "capatazes" da Jsd!Um campeonato do mundo?deve pensar que depende exclusivamente da vontade da camara!

    ResponderEliminar