«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

domingo, outubro 28, 2007

Elementos sobre o estado da Escola Pública 3: primeira responsabilidade

«O bispo do Funchal chamou [...] a atenção dos pais para o facto de terem a primeira responsabilidade na Educação dos filhos. Tudo o resto, como a escola e a catequese, servem apenas de "apoio" aos pais. "Os catequistas e os professores é que estão a colaborar convosco na educação dos vossos filhos. Os primeiros responsáveis pela educação das crianças são os pais e por isso não podem desligar". Nesse sentido, o bispo do Funchal sublinha que os pais não devem perder "a relação nem com as escolas nem com a catequese". (Diário de Notícias da Madeira 28.10.2007)

Neste alerta, o bispo do Funchal, D. António Carrilho, não está a ser original. É algo muito óbvio, mas parece que toda a gente esqueceu nos tempos que correm. Os pais parece que se demitiram da escola, talvez por sinais errados por parte da escola pública. Não a valorizam. Além disso, há aqueles que cobrem a irresponsabilidade dos filhos nessa mesma escola, pela ausência de disciplina e trabalho. Deixam-nos à deriva, em autogestão. Alguns pais até desautorizam os professores perante os filhos.

Os pais e encarregados de educação têm um peso fundamental. A família é a instância principal de socialização. A escola colabora e faz o que pode, mas os pais têm de garantir duas premissas e condições à escola: disciplina e trabalho da parte das crianças e jovens. Depois de garantirem isso, então exijam resultados e educação de qualidade à escola. Não lhe peçam tudo sem colaborar e sem lhe dar as condições para fazer o seu trabalho.

Os problemas que surgem devem ser resolvidos em conjunto, pela escola como instituição (com direcção, professores e técnicos vários, como o psicólogo e assistente social) em colaboração com a família e até outras instituições. Nunca deixar o docente isolado (excluído) na sala de aula a resolver assuntos que o ultrapassam e para os quais não tem meios.

Eu defendo que a escola pode e deve agir para atenuar problemas sociais e emocionais que obstaculizem o rendimento escolar e o sucesso educativo do aluno. Mas em colaboração. Nada de de sacudir a água do capote.

A Esquerda dos complexos pensará: mas D. António Carrilho é conservador e de Direita. Pois é, se o que está certo, nesta matéria, implica ser conservador e de Direita, eu sou-o. A realidade não é unidimensional.

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