«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

quarta-feira, dezembro 19, 2007

Equilíbrio e bom senso

photo copyright

Sem querer bajular, só o Olho de Fogo (e, vá lá, por vezes o Zaragata no Calhau) fazem análises justas, equilibradas e descomprometidas aos ‘outros temas’ da realidade regional; o resto divide-se entre propaganda e guerrilha inócua de tão básica. Esperamos o seu regresso aos ‘outros temas’. :)
(mensagem de Leitor anónimo em Dezembro 16, 2007 8:30:00 PM)

Agradeço que tenha dado conhecimento do ponto de vista, que confirma aquilo que tem sido uma intenção minha: ter alguma distância (autonomia) de análise no que toca a assuntos públicos, sobretudo regionais. Por que a razão nunca está só de um lado, mesmo que esteja mais (ou muito mais) de um qualquer dos lados. A razão nunca está apenas numa das fatias do bolo formado pelos diversos actores sociais e políticos da democracia.

Há lutas cívicas com as quais estou comprometido, devidamente identificadas no blogue para a devida contextualização do que aqui se vai escrevendo, mas procura-se evitar a visão unilateral e radical, sem ser-se neutro ou asséptico. Procuro ser realista e intelectualmente honesto, minimamente racional (fundamentado) e objectivo. Não quer dizer que o consiga sempre... Não quer dizer que tenha sequer razão no que escrevo... Não quer dizer que seja sempre justo... Nem tenho de estar sempre certo. Todavia, são estes os pontos de referência, o farol.

Finalmente, se tudo for demasiado equilibrado, certinho e descomprometido perde-se também o risco, o caminhar no fio da navalha. Passa-se a jogar demasiado pelo seguro (estar a bem com deus e com o diabo, à boa maneira madeirense...) e o blogue fica enfadonho, previsível, demasiado racionalizado.

Por isso, há também espaço para a acutilância (alfinetada ou contundência sustentada na realidade, nos factos conhecidos, na "verdade", sem ofender ninguém na sua dignidade pessoal), quando o tempo pessoal permite "estudar certos dossiês" da actualidade, para se falar com algum conhecimento de causa e objectividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário