«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Jardim do Mar decide manter escola

Os pais da escola do 1º ciclo do ensino básico do Jardim do Mar decidiram, hoje, em reunião, manter os seus filhos na escola da freguesia.

O director regional da Educação, Rui Anacleto Alves, deu a conhecer a vantagens educativas da escola a tempo inteiro, com uma maior oferta, e os ganhos no capítulo da socialização.

Depois de ponderarem os ganhos e perdas, os encarregados de educação optaram pelo acompanhamento mais próximo dos filhos, vivendo e aprendendo na comunidade, acompanhados por familiares nas horas após as cinco horas de escola diárias, que são dez nas escolas grandes, modernas e a tempo inteiro. A comunidade sente-se feliz assim e tal mereceu o respeito por parte do director regional.

Os pais deram ainda conta de que a vida social na freguesia propociona uma boa socialização das crianças, que não tem provocado desvantagens no prosseguimento de estudos. Por outro lado, as crianças não têm revelado menor preparação quando transitam para o 2º ciclo.

Percebeu-se também que, noutros contextos, nomeadamente o urbano, a escola a tempo inteiro presta um apoio importante à família, mas num meio rural e peculiar como o Jardim do Mar, as necessidades são diversas. Daí justificar-se a diferenciação no caso muito específico do Jardim do Mar, em que a escola conta com 12 alunos.

Assim, continuará o estabelecimento a funcionar na mais pequena freguesia da Madeira, por vontade dos encarregados de educação e da comunidade, edifício que vai fechar apenas temporariamente, para algumas obras de manutenção.

1 comentário: