«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

segunda-feira, julho 21, 2008

Desemprego em níveis altos, apesar de disfarçado pela emigração

copyright

O Diário de hoje demonstra que, na Madeira, o «primeiro semestre de 2008 foi o pior em termos de taxa de desemprego dos últimos seis anos e meio.»

Tal facto é constatado com base numa «amostra de 13 meses, já contabilizando os valores de Janeiro a Junho deste ano e recuando até o primeiro semestre de 2002. Na altura, a média era de 3.982 desempregados por mês, agora a média está nos 8.690 inscritos no Centro Regional de Emprego.» Ver quadro abaixo, incluído na notícia.

Não se esqueça a realidade da emigração, nomeadamente a sazonal para a Inglaterra, que disfarça a realidade dos números do desemprego na Madeira.


Assim, «apesar do optimismo evidenciado pelo Governo Regional, nos últimos tempos, no que toca ao desemprego, se recuarmos no tempo podemos constatar que o cenário é 'negro' e há poucos sinais de melhoria.»

O Diário refere ainda que são «'sinais', para não dizer factos, que mostram uma Região a atravessar uma crise que se arrasta. Isto se falarmos só em números. É que o drama humano, de quem não tem trabalho, é bem mais grave.»

Mas, não é o secretário regional das Finanças que afirma não haver crise na Madeira?... Ele tem emprego...

Recorde-se:
Desemprego na Madeira
Get real
Get real 2
Get real 3
Como foi possível?

Sem comentários:

Enviar um comentário