«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

terça-feira, setembro 23, 2008

O contrário disto, o contrário de alguma coisa

António Variações canta numa das suas canções, "Estou Além":

«Estou bem
Aonde não estou
Porque eu só estou bem
Aonde eu não vou»

Este mesmo sentimento contraditório, muito humano - de querermos sempre outra coisa, a coisa que nos faria sentir bem, mas, logo que a temos, buscamos outra coisa ainda - surge num poema de Fernando Pessoa, cantado por Camané, "Ser Aquele", parte do mais recente álbum do fadista, Sempre de Mim:

«Se estou só, quero não estar
Se não estou, quero estar só
Enfim, quero sempre estar
Da maneira que não estou

Ser feliz é ser aquele
E aquele não é feliz
Porque pensa dentro dele
E não dentro do que eu quis»

É preciso, pois, não cair nesta armadilha existencial e ser capaz de dar conta da felicidade do momento, debaixo dos nossos olhos, em vez de projectar para um vazio a busca desse bem-estar, cujas contradições provocam ansiedade e um sentimento de inquietude, incompletude e insatisfação permanentes, obstaculizantes da serenidade e do contentamento.

Neste sentido, António Variações também canta "Quero é Viver":

«Vou viver
até quando eu não sei
que me importa o que serei
quero é viver
amanhã, espero sempre um amanhã
e acredito que será mais um prazer»

No contexto:
Felicidade 1 (colhe o presente)
Felicidade 2 («bocados bons»)

origem da imagem

Sem comentários:

Enviar um comentário