«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

segunda-feira, outubro 06, 2008

Sociedades de endividamento

picture origin

Segundo o Diário de hoje, a Auditoria do Tribunal de Contas revela um cenário negro para a situação financeira das Sociedades de Desenvolvimento (SD) e 'Madeira Parques Empresariais' (MPE).

«O serviço da dívida dos empréstimos contraída pelas SD e pela MPE, até ao final de 2007 (515 milhões de euros) vai exigir, entre 2008 e 2032, um esforço financeiro estimado em 867 milhões de euros (dos quais 352 milhões referentes a encargos financeiros), reportando-se a 2018 o pico do esforço financeiro, que rondará os 59 milhões de euros.»

Qual é a capacidade de os projectos desenvolvidos pelas SD gerarem receitas para, por exemplo, fazerem face ao serviço da dívida?

«Concluíram os auditores que as entradas de capital em 2006 (29 milhões de euros) foram insuficientes para cobrir os prejuízos acumulados (quase 52 milhões de euros, 25 milhões dos quais só do exercício de 2006). O investimento realizado só foi possível graças ao recurso a empréstimos bancários.»

«Embora tenha sido arvorado que as Sociedades se destinavam a aproveitar fundos comunitários (projectos de investimento com carácter social), "o valor dos financiamentos provenientes do POPRAM (26 milhões de euros) representava, no final de 2006, apenas 6% do valor global do imobilizado (419 milhões de euros), existindo duas sociedades (a da Porto Santo e a Metropolitana) que nem chegaram a beneficiar de apoios".»

A rentabilização dos projectos realizados, apesar das transferências do orçamento regional, como os 9,5 mil euros mensais que entram nos cofres da 'Ponta Oeste' pela prestação de serviços ao Centro das Artes 'Casa das Mudas', afigura-se difícil.

Ainda segundo a notícia do Diário, os rácios de autonomia financeira e de solvabilidade das entidades muito baixos ou até negativos, traduzindo a elevada descapitalização e o expressivo peso do endividamento face aos capitais próprios, estando em causa a sustentabilidade económico-financeira de investimentos e a própria continuidade de algumas SD.

Estará alguém preocupado? Ó santa anestesia.

A propósito:
Aviso

(NOTA: bem procurámos outras reacções e diferentes pontos vista sobre o assunto, mas na maioria dos blogs houve simplesmente um apagão, um silêncio sepulcral, perante mais esta notícia de hoje ilustrativa do estado da economia da Madeira.

A blogosfera muito espevitada perante certas matérias da política regional, demite-se de outras, em favor de temas oníricos e escapistas, evitando-se os temas mais escaldantes e arriscados.)

Sem comentários:

Enviar um comentário