«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

quinta-feira, novembro 13, 2008

Coragem ou crença?

[Conceição] Estudante diz que crise [no Turismo] vai passar ao lado da Região.
Título do Diário, 13.11.2009.

O optimismo, face à conjuntura internacional, pode ser resultado de uma atitude de coragem (esperemos que não resulte da crença provinciana no conceito da Madeira como o "cantinho do céu"), mas a secretária regional, em Londres, ainda não deve saber que um histórico hotel da Madeira já registará, neste momento, 70 (setenta) por cento de cancelamentos de reservas para o próximo mês de Janeiro.

Entretanto, sabe-se que a Alemanha, um mercado importante para a Madeira em termos de turismo, entrou em recessão, superando as previsões quanto à sua magnitude ou profundidade.

Ministros do turismo de todo o mundo procuram responder à curva descendente do número de viajantes internacionais, em consequência da crise financeira global.

A International Air Transport Assn, segundo a previsão de Setembro, a mais recente, dá conta de uma queda de tráfego aéreo tanto no transporte de passageiros como no transporte de carga. «Perdas significativas continuam em 2009», refere o documento síntese. Passageiros e carga caíram abruptamente a partir da segunda metade de 2008 (mais aqui).

Embora já se afaste o risco de uma depressão profunda e prolongada, as previsões da OCDE para os próximos meses são muito negativas.

photo copyright

Sem comentários:

Enviar um comentário