«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

quarta-feira, novembro 26, 2008

Indústria reage e não pró-age

Como se houvesse um Big Brother qualquer capaz de controlar a malta toda...
poster origin

A venda de música passou a gerar menos 60 por cento de receitas. Em vez da indústria reagir aos efeitos da desmaterialização do suporte da música, bem como dos conteúdos audiovisuais, e ao enorme avanço das tecnologias de informação e comunicação ficou a reclamar protecção legal aos Estados por via do combate à pirataria.

Dá conta hoje o Público: «O Movimento Cívico Antipirataria na Internet (MAPiNET), formado recentemente por representantes do sector musical e audiovisual, critica a ausência de meios em Portugal para o combate à pirataria e entrega esta tarde, ao primeiro-ministro e aos grupos parlamentares, um manifesto em que defende a criação de novas medidas para evitar a descarga de ficheiros ilegais.»

É uma batalha perdida o controlo da pirataria na Internet. Eu continuo a comprar discos e DVDs porque aprecio a qualidade de som e imagem. E gosto da relação física com o objecto. Contudo, sabemos que a maioria dos consumidores de música, que a ouvem no computador ou no MP3, não quer saber de alta-fidelidade ou do objecto materializado.

Então o que tem de fazer a indústria? Para já, baixar os preços dos conteúdos culturais e valorizar os conteúdos adquiridos em suporte físico, para não perder os consumidores. Simultaneamente, não perder o comboio da actual revolução tecnológica. O futuro será o suporte digital, que espero venha, um dia, a ter a qualidade equivalente ou superior ao vinil e ao CD, no que à música diz respeito.

A propósito:
Baixa-fidelidade
Because bass matters

2 comentários:

  1. Não sei onde conseguiste este cartaz pois apesar de ser difícil de acontecer ainda consigo ser surpeendido , neste caso pela negativa e passo a explicar , parece um aviso da época do macarthy , anos 50 , pela mensagem contra o comunismo mas depois aparece mp3 um formato deste seculo ou pelo menos do fim do seculo passado portanto concluimos que afinal a América continua a usar metodos primários para divulgar a sua mensagem .Em relação ao que dizes da industria musical concordo contigo que deviam baixar os preços , apesar de achar que a batalha está practicamente perdida pois agora a maior parte das pessoas é incapaz de voltar a pagar por estes produtos e dar a volta a esta situação é quase impossível .
    um abraço , Jacinto Gouveia

    ResponderEliminar
  2. O comentador anterior tirou-me as palavras da boca...esse cartaz parece que foi retirado da caça às bruxas do tempo do McCarthy. Em princípio esse cartaz não deve funcionar pois os jovens a quem se dirige não estão "contaminados" pela mentalidade da época! É um anacronismo!

    ResponderEliminar