«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

quarta-feira, novembro 19, 2008

Querem drama? Falem das democraturas que já temos

Alguém acredita que Manuela Ferreira Leite desejaria uma ditadura, sobretudo quando já se têm democraturas por aí?
photo copyright

Se é certo que, na política, as palavras têm de ser bem medidas, está-se a dramatizar a ironia de Manuela Ferreira Leite quanto à supensão da democracia para um governo autoritário poder concretizar as reformas sem obstáculos e maçadas cívico-democráticas como o diálogo e a negociação.

A dramatização serviu tanto ao PS como ao social-democrata ressabiado Luís Filipe Menezes, que têm em comum o facto de quererem deitar abaixo a actual líder do PSD. Uma aliança táctica.

O PS não perdoa o facto do PSD ter reconhecido razão aos professores quanto aos problemas que o actual modelo de avaliação está a provocar nas escolas, como foi agora reconhecido pelos conselhos executivos dos estabelecimentos de ensino.

É preciso analisar as palavras em contexto, eticamente e com honestidade intelectual. Alguém acredita que a social-democrata desejaria uma ditadura, sobretudo quando já se têm democraturas por aí? Se querem drama a sério, então façam estardalhaço sobre essas democraturas.

Quando se esperarava que o PS viesse confrontar Manuela Ferreira Leite com a social-democracia que não ouve as oposições, não respeita e espezinha as minorias, que não dialoga nem negoceia, que não ouve os outros, que pensa ter sempre a razão toda ou ser dona da verdade, que faz questão do "quero, posso e mando", que age contra a Constituição e a legalidade se "necessário"... - para logo depois o governo socialista ser acusado de volta de algumas dessas mesmas atitudes de negação democrática -, tal estratégia foi preterida em favor de um dramalhão insuflado, para desviar as atenções dos problemas que enfrenta o governo PS, nomeadamente na Educação, onde reina a imposição de cima para baixo, como se não vivessemos em democracia.

Sem comentários:

Enviar um comentário