photo copyright
Hélder Spínola da Quercus, assina hoje o artigo O teleférico e a galinha dos ovos de ouro, no Diário. Destacamos os seguintes excertos:
«A Madeira tem investido nos últimos anos numa campanha de promoção turística sob o slogan "Body. Mind. Madeira" que faz a apoteose dos seus santuários naturais e do contacto directo com os elementos da natureza no seu estado mais puro e menos espoliado pelo Homem. Essa campanha de promoção faz uso de imagens de belas paisagens onde a natureza reina e a presença humana é quase imperceptível, denunciada apenas pela presença dos conhecidos canais de transporte de água: as levadas.
Apesar desta promoção turística ser feita à luz dos valores naturais, das belas paisagens e da pureza do ambiente que ainda é possível encontrar na ilha da Madeira, várias opções do governo regional têm posto em causa esses mesmos recursos.
«Nas últimas duas décadas, em particular no litoral sul da ilha, a paisagem madeirense foi profundamente alterada e artificializada.»
«No entanto, o alargamento e a pavimentação da estrada do Fanal e a actual intenção de asfaltar a estrada que liga São Vicente ao Paul da Serra, através do Chão dos Caramujos, foram já importantes alertas sobre o perigo da existência de uma vaga de obras que, depois do litoral, se volte para as serras da Madeira.
Se a condenação de um dos mais procurados e interessantes passeios a pé nas nossas levadas não fosse uma razão suficiente para abandonar a ideia de construir um teleférico no Rabaçal, pelo menos o facto de estarmos perante um valor Património Mundial Natural da UNESCO, uma Reserva Biogenética do Conselho da Europa, um Sítio da Rede Natura 2000 e um habitat prioritário onde ocorrem inúmeras espécies exclusivas da Madeira, deveria ser mais do que suficiente para afastar por completo essa ideia.»
Recorde-se:
Rabaçal at risk in Madeira Island XVII : tudo decidido
Rabaçal at risk in Madeira Island XVI : stop the madness
Rabaçal at risk in Madeira Island XV : petição / petition
É estranho que ninguem menciona o Estudo de Impacte Ambiental que já esta online:
ResponderEliminarhttp://dramb.gov-madeira.pt/berilio/berwpag0.desenvctt?pCtt=2000
Especialmente os planos e imagens são muito interessantes.