«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

terça-feira, novembro 04, 2008

Uns mais iguais do que os outros, mas iguais II

photo copyright

«Chegámos ao cúmulo de ver uma proposta nossa reprovada para de seguida ser aprovada uma exactamente igual», afirmou Manuela Ferreira Leite, presidente do PSD, sobre a iniciativa de pagamento das dívidas do Estado às PMEs.

Não tenho conhecimento se alguém do PS retorquiu, mas seria algo dentro do género, em analogia a outras reacções do passado recente: «Cremos que a doutora Manuela Ferreira Leite devia estar a pensar na Madeira, porque se há alguma região autónoma onde pode estar em causa às vezes o respeito pela oposição é na Madeira.»

Podemos ver esta questão de dois prismas:

Para os corações socialistas e anti-PSD, em geral, uma resposta que invoque o caso da Madeira é oportuna, entala o PSD nacional numa aparente contradição e, supostamente, encerra o assunto.

Mas não, não cala o assunto. Se a Madeira é acusada de mau exemplo, esse exemplo não justifica que o Governo da República ou os parlamentares que formam a maioria absoluta o procurem imitar de algum modo.

Por outro prisma, podemos ajuizar o seguinte: a existência de um clima de falta de respeito pela oposição é uma falta grave para aqueles que estão sempre prontos, recorrentemente, a acusar a Madeira de défice democrático, democracia musculada, ausência de liberdades, entre outros.

Resumindo, uns mais iguais do que os outros, mas iguais. Poder é poder. E poder absoluto quer-se manter no poder absolutamente. É mais dado a certos tiques e manias de controlo porque fica inebriado e poder-dependente.

Moral da história: como diz a canção Poder de José Mário Branco [Resistir é Vencer, 2004], «poder/Quem o tem, tem ascendente/Poder/Quem o tem, faz-se valente/Bem usado/Mal usado/O poder é sempre prepotente

Recordar:
Cheira ao medo do "antigamente"... 2
Claustrofobia democrática 2
Claustrofobia democrática 4
Claustrofobia democrática 7
Claustrofobia democrática 9

Sem comentários:

Enviar um comentário