«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

domingo, janeiro 11, 2009

Professores de luto e em luta 164: venha a demissão

photo copyright

Os 130 presidentes de Conselho Executivo (PCE) de escolas do Norte e Centro do país decidiram «reforçar a posição do Conselho de Escolas, pedindo a suspensão do modelo de avaliação».

Numa reunião em que chegou a ser «ponderada» a demissão em bloco de todos os PCE presentes, estes acabaram por decidir deixar essa discussão «para outra altura», nomeadamente para o caso de a resposta ao seu manifesto [por parte do Ministério da Educação] não os deixar «mais tranquilos».

Será que o apego ao "tacho" ou a ideia de voltar a ensinar nas salas de aula deixará espaço para essa decisão, com coluna vertebral, da demissão em bloco? Naaahhh.

Diz O cantinho da Educação: «Ficámos [...] a saber que a preocupação fundamental destes 139 PCE, não é tanto o modelo em si, mas o trabalho acrescido que este Simplex 2 lhes acarreta, contrariamente ao que sucedia com o modelo original que fazia recair a maioria dos procedimentos da avaliação sobre os ombros dos coordenadores de departamento. Não fora isso e depreende-se que o Simplex 2 não ofereceria reparos de maior.

Ingénuos daqueles que ainda acreditam na solidariedade dos seus PCE. A maioria deles representa-se a si próprio e vive apenas preocupado em manter o lugar que ocupa. Não dão aulas há largos anos e no que depender deles nunca mais voltarão a leccionar. Entregarmos a nossa luta nas mãos desta gente seria o nosso suicídio. Dependemos de nós e cabe-nos a nós continuar a lutar. Antes sós do que mal acompanhados.»

Muito a propósito:
Suplemento for the boys

Sem comentários:

Enviar um comentário