«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

quarta-feira, abril 01, 2009

Eleições SPM 2009 III: partidarização

O blogue Com que então...!, de um deputado e líder parlamentar do Partido Socialista na Assembleia Legislativa da Madeira, tem como lema inscrito: REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA: TUDO TEM O SEU TEMPO. ESTE GOVERNO JÁ TEVE O SEU.

O seu autor, também enquanto mandatário da lista candidata à liderança do Sindicato dos Professores da Madeira, escreve: JOÃO SOUSA A MELHOR OPÇÃO PARA LIDERAR OS PROFESSORES.

Da parte da candidatura liderada por Marília Azevedo, já foi deixado claro que as causas da Educação valem e vencem por si mesmas: «Quando as causas educativas são confundidas e misturadas com objectivos político-partidários de ataque aos governos é um tiro no pé, que leva anos a recuperar dos prejuízos.» E conclui-se: «A independência destas causas e movimentos é vital para um sindicalismo moderno e auto-determinado

Adília Andrade, histórica dirigente sindical, confirma: «o crescimento e a força do SPM» deve-se, entre outros factores, a um logo à cabeça: a «sua independência face a partidos políticos (gloriosa utopia?)».

No texto de apoio a João Sousa, o deputado e líder parlamentar do Partido Socialista madeirense conclui: «a classe terá de decidir. Espero que decidam por quem será capaz de operacionalizar uma rotura com os procedimentos do passado

Essa ruptura com a «independência» do sindicato «face a partidos políticos» não interessará muito à classe docente. Porque os docentes na Madeira e Porto Santo não gostam que se confunda combate político-partidário com as causas da Educação. Porque sabem que eles e a Educação ficam a perder.

Recorde-se que, Marília Azevedo, cabeça de lista da candidatura CADA VEZ MAIS PERTO, criticou qualquer «partidarização» das eleições para o sindicato e sublinhou a «independência» da sua candidatura.

«Sem politização partidária das questões educativas, queremos resolver e solucionar muitos dos problemas com que se depara o sistema educativo regional», assegurou também Paulo Cafôfo, candidato a vice-coordenador do SPM na lista de Marília Azevedo, na apresentação da candidatura em 26 de Março.

Os partidos políticos são importantes e positivos. Mas, o seu papel não é interferir no sindicalismo. Há zonas de contacto, mas cada macaco no seu galho.

Recorde-se:
Eleições SPM 2009 I: candidatura "alternativa" divulgada
Eleições SPM 2009 II: contradições

Sem comentários:

Enviar um comentário