«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

sábado, junho 13, 2009

Compressão do som trama Metallica (Metallica victims of loudness) II

Se és contra a compressão do som podes, por exemplo, assinar esta petição online, uma forma de dar a conhecer aos músicos e à respectiva indústria que a má qualidade de som não é a melhor forma de servir a música.

Já abordámos o problema da compressão do som em Compressão do som (loudness war) trama Metallica ou Death Magnetic, onde moram os graves?

Na crítica ao álbum na Rolling Stone, em que se dizia que «Death Magnetic manages to sound huge, polished and tough» ou que «The musicianship feels thrillingly live throughout, and nimble new bassist Robert Trujillo helps», também se dizia isto: «even though he [Robert Trujillo, the bass player] is mostly heard as a distant, ominous rumble. (Has there ever been a more bass-averse band in rock?)»

Esta crónica aversão da banda ao baixo aliada ao efeito da compressão do som, que afecta Death Magnetic, torna tudo pior. O baixo e a bateria (baixas frequências) são abafados em favor da vocalização e da guitarra (altas e médias frequências). Perdem-se as nuances, os contrastes, a diferença entre sombra e luz, entre os sons mais altos e o mais baixos. É uma parede compacta de som.

Na mesma edição em que Metallica eram capa da citada Rolling Stone, vinha o artigo Fans Complain After “Death Magnetic” Sounds Better On “Guitar Hero” Than CD . O jogo de vídeo Guitar Hero acabou de ser lançado.

Podemos ler toda a explicação técnica, acompanhada de gráficos ilutrativos, na WIRED: Metallica’s Death Magnetic Sounds Better in Guitar Hero, que justifica a reacção dos fãs que criticaram o som do álbum.

«Audiophiles would be better off recording the songs from the video game than buying the album because the Guitar Hero version has far more dynamic range than the hyper-compressed CD version.»

Até agora uma petição online conta com 20.530 assinaturas de fãs pedindo que o álbum seja «re-mixed (as opposed to remixed) and/or remastered.» Assinar a petição é uma forma de dar a conhecer à banda e à indústria que esta má qualidade de som não é a melhor forma de servir a música.

Se este objectivo falhar, podemo-nos socorrer do jogo de vídeo: «someone will eventually record themselves playing the song perfectly within the [Guitar Hero] game and distribute it via bit torrent, and then Metallica’s label will have another thing to get upset about.»

No linkado artigo da WIRED podemos ainda ler: "There’s no analysis needed, you can hear it plain as day" (Ian Shepherd, a mastering engineer at SRT). A Rolling Stone refere que «Shepherd discovered that the CD is boosted as much as compressively possible, making it 10 decibels louder than the Guitar Hero version while completely bleaching out the dynamic range

No caso de Death Magnetic, o problema parece ter origem no produtor Rick Rubin, segundo o Guardian: «Apparently, the blame for this lies with Rick Rubin, the album's producer. He's long been singled out as a repeat offender. His work on Red Hot Chili Peppers' buffed-up Californication has been deemed unlistenable by plenty of commentators.»

A Rolling Stone dedicou um artigo à morte da alta-fidelidade, que vale a pena ler. Bob Dylan é citado: «Last year, Bob Dylan told Rolling Stone that modern albums "have sound all over them. There's no definition of nothing, no vocal, no nothing, just like — static."»

Passado quase um ano, não comprei o Death Magnetic de Metallica. Não tenho vontade de comprar um disco cujo som está comprimido e não tem os graves que seria natural um disco de rock ter.

Quem se interessar por este assunto da compressão do som, pode ler mais em Justice For Audio. Nomeadamente, BBB 4 Radio report on Death Magnetic & sound issues.

1 comentário:

  1. Como diria um excelente professor meu, Aquilino Silva, o baixo é o pilar de qualquer sustentação harmónica e essencial para a compreensão da linha melódica que por si só não é nada.
    Nem Steve Vai dispensa um baixo aquando dos seus esplendorosos soli.

    Quanto à questão do álbum dos Metallica, ainda não tive oportunidades de ouvir, mas tem razão, o áudio comprimido está ao nível de ouvir música em bandas AM e com um equalizador estragado.

    ResponderEliminar