«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

sexta-feira, setembro 19, 2008

Compressão do som trama Metallica (Metallica victims of loudness)



É este o mal do novo disco de Metallica, Death Magnetic, bem como de muita música mainstream. Confirma-se a nossa análise quanto à má qualidade do som do álbum.

O vídeo apresentado faz uma explicação simples da compressão do som, para que fique mais alto, mas à custa de comprometer a amplitude das frequências mais graves e agudas, isto é, as nuances, as subtilezas, a riqueza dos sons, o dynamic range que dá prazer e conforto (naturalidade e realismo) à audição de música.

Um efeito de compressão do som que todos conhecemos é quando surge a publicidade na televisão, notoriamente em volume mais elevado, para entrar à força pelos nossos ouvidos adentro. Mas logo nos cansa.

Foi o que fizeram os Metallica (editora multinacional, o produtor Rick Rubin e os engenheiros de som) em Death Magnetic. Daí a falta de graves (bateria e baixo), a vocalização e a guitarra solos mais destacadas, o som mais alto. E já há muitas reclamações.

Há quem tenha mesmo trocado o disco na loja alegando mau som e corre uma petição para que a banda remisture o disco. Contudo, se o problema está na origem da gravação, de nada vai valer.

Assim que comparei a cópia sacada da Internet de Death Magnetic com outros discos (os mais recentes de Madball, Soulfly, In Flames, Ministry ou Slayer), ao mesmo volume, note-se, o disco de Metallica soou claramente mais alto, com menos graves e mais médias frequências.

Não captura a essência da sonoridade dos instrumentos. É uma malha de som incaracterística. O que é pena, porque até tem bons momentos e boas canções, esquecendo o exagero de solos do Kirk Hammet.

Fiz bem ter cancelado a pré-compra do álbum em vinil. Choraria agora o meu dinheiro. Porque a compressão está também nesse formato. Não é um problema de suporte. É a indústria a gravar para a malta ouvir no mp3, no computador, no telemóvel, entre outros, para os quais a qualidade sonora e a fidelidade não interessam para nada.

Voltaremos a este caso dos Metallica com mais detalhe, mas pode ver mais estes vídeos exemplificativos: Iron Maiden and loudness; Loudness war: why major labels destroy music; I want to break free from loudness war; Another loudness example 1; Another loudness example 2.

A propósito:
Death Magnetic, onde moram os graves?

Death Magnetic já troveja (fininho)
Compressão do som trama Metallica (Metallica victims of loudness)II

Compressão do som trama Metallica (Metallica victims of loudness) III
Because bass matters

Baixa-fidelidade

O que outros disseram:

Death Magnetic sounds better in Guitar Hero

Para quem quer a dinâmica de volta aos discos:Turn Me Up
Justice For Audio

Sem comentários:

Enviar um comentário