«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

quinta-feira, fevereiro 25, 2010

Professores convocados para regressar às escolas do Jardim e Paúl, não importa como

O Jardim do Mar está bloqueado por duas grandes quebradas, mas, em nome não sabemos de que imagem de normalidade dentro da anormalidade de um aluvião, os professores foram convocados, por telefone, para regressar hoje às escolas.

A escola do Jardim do Mar ainda não funcionou esta semana porque o acesso do Jardim do Mar (via Estreito da Calheta) está completamente bloqueado e o acesso do Pául do Mar (via Fajã da Olvelha) esteve oficialmente condicionado até ontem à hora do almoço, embora continue a apresentar riscos, como dava conta ontem uma reportagem da RTP Madeira. A escola do Pául do Mar tinha funcionado, parcialmente, com os professores que lá residem.

Achou-se por bem hoje dar ordem, via telefone, aos professores (a residir no exterior) a se deslocarem às escolas das duas freguesias por esse acesso da Fajã da Ovelha.

Hoje temos a informação de que os professores do Paúl do Mar estão ao serviço mas que no Jardim do Mar os professores não se apresentaram.

Sabemos do alerta online do Serviço Regional de Protecção Civil, IP – RAM, quanto aos «riscos que representam, com estas condições, os percursos auto e apeados, sobretudo nas zonas montanhosas e vertentes expostas», bem como recomenda ainda que, «face ao estado em que se encontram muitas das infraestruturas rodoviárias da Região, em consequência do dantesco temporal deste fim de semana, e persistindo a possibilidade de derrocadas ou deslizamentos de terras, a circulação automóvel deverá reduzir-se ao indispensável e efectuar-se com toda a precaução, prestando especial atenção aos avisos, sinalização e recomendações das autoridades e forças de segurança.»

Nem a trágica morte ocorrida, nesse mesmo acesso, no passado sábado, de um trabalhador da brigada de limpeza das estradas do GR, parece impressionar. Morte que se deu em consequência de um desprendimento de pedras.

Sabemos da elevada perigosidade que esta estrada apresenta. Ainda ontem, quem por lá se arriscou por sua conta, deu conta dos riscos de desprendimento de pedras.

Sabemos que hoje havia relatos de mais desprendimentos de pedras no acesso ao Paúl do Mar via Fajã da Ovelha.

Sabe-se que a Escola Básica e Secundária da Calheta até ao dia de hoje não enviou transporte para buscar os alunos (sitiados) do Paúl do Mar, pelo acesso da Fajã da Ovelha.

Sabemos ainda que amanhã e depois estão previstos chuva e vento, numa altura em que a situação na ilha ainda é instável. A meteorologia ainda nem consegue hoje prever ao certo o que vai acontecer em termos de valores de precipitação e vento.

Apesar disto tudo, segundo foi relatado pelos professores, convocou-se hoje por telefone os docentes para irem trabalhar de imediato para a escolas do Pául do Mar e Jardim do Mar. Por sua conta e risco. À conta do destino.

Não sabemos quem assume as responsabilidades em caso de algum acidente. Não sabemos quem assume o facto de colocar-se o valor da normalidade lectiva (em tempo da anormalidade de uma catástrofe) acima do valor da segurança.

Recorde-se:
Professores circulam em zonas de catástrofe desde segunda-feira

Sem comentários:

Enviar um comentário