«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

segunda-feira, março 08, 2010

Elementos sobre o estado da escola pública 54: violência camuflada VI

A Federação Nacional dos Professores contraria a tendência de alguns responsáveis camuflarem ou relativizarem a realidade e defende que «são necessárias medidas concretas para combater a violência e indisciplina escolar», recordando que a «violência e a indisciplina em contexto escolar, assim como os fenómenos de bullying, têm tido, da parte da FENPROF, uma atenção muito especial.»

O Secretariado Nacional da FENPROF, reunido em 5 de Março, em Lisboa, manifestou a sua «preocupação pelas situações de violência» que têm vindo a ocorrer nas nossas escolas «com cada vez maior frequência e com consequências por vezes trágicas», como foi o caso recentemente ocorrido em Mirandela.

«Foi nesse sentido que a FENPROF aprovou no seu Congresso uma Resolução na qual defendia a consagração de 12 Medidas urgentes para combater os fenómenos de violência e indisciplina em contexto escolar:

1. A promoção, pelo Governo, com o envolvimento da Assembleia da República e do Conselho Nacional de Educação, junto das escolas e das comunidades educativas, de um amplo debate "Por uma Cultura de Paz e de Não-violência", que saia do foro exclusivamente legal e que procure o estabelecimento de um compromisso, envolvendo, designadamente, as famílias e as comunidades educativas, em geral.

2. A atribuição às Escolas e Agrupamentos de Escolas dos recursos humanos, financeiros e materiais necessários para o desenvolvimento de planos de actividade que concretizem os seus Projectos Educativos».

Recorde-se:
Violência camuflada V

Sem comentários:

Enviar um comentário