«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

domingo, março 21, 2010

Medidas importantes propostas pela FENPROF

Combate à indisciplina e violência na escola: esperemos que o Ministério da Educação apoie e implemente as propostas para melhorar o ensino e a aprendizagem.
picture origin

«Prevenir e não pactuar com as situações de indisciplina e violência na escola», afirma desde logo a resolução do Conselho Nacional da FENPROF de ontem.

Salienta-se que o «stress não pode ser encarado como uma fraqueza ou fragilidade dos professores, alheado de problemas do contexto em que exercem a sua actividade, mas como um sintoma de problemas organizacionais e societais.»

A FENPROF defende que o «stress passe a integrar a lista de doenças profissionais dos docentes, aplicando-se, nesse caso, as medidas de protecção na doença adequadas e legalmente estabelecidas.»

Além disso, defende que as «situações de violência exercidas sobre os professores, durante o seu exercício profissional ou por motivo dele derivado, sejam tipificadas como crime público e punidas de forma agravada. A este propósito, recorda-se que a tipificação das agressões a docentes como crime público foi defendida, já em 2002, pelo Conselho Nacional de Educação.» Defende ainda que aos docentes seja atribuída a "presunção de verdade".

Recorde-se que essa é também vontade do Procurador Geral da República insistir, nos próximos dias, junto do Governo, para que os crimes relacionados com violência escolar passem a ser públicos.

O sistema educativo e muitas escolas continuam a negar (quando podem esconder), a aceitar e a desculpabilizar a indisciplina e a violência que grassam no espaço escolar, mas com a mediatização, decorrente de algumas tragédias, faz com que hoje seja cada vez mais difícil negar a realidade.

Relacionado:
Sobre a autoridade do professor

Certos estudantes «não se interessam por aprender e que intencionalmente procuram que as aulas não funcionem. Não somos escravos deste tipo de alunos, que infelizmente são mais numerosos do que parece».

Sem comentários:

Enviar um comentário