«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

domingo, maio 29, 2011

Morreu Gil Scott-Heron

O mais recente disco de Gil Scott-Heron, de 2010, no qual vinha o conselho de como ouvir um disco pela primeira vez
I'm New Here, lançado no ano passado, foi o derradeiro disco do músico, poeta e spoken word performer Gil Scott-Heron, considerado o padrinho do Rap, embora não gostasse desse epíteto. O tema "The Revolution Will Not Be Televised" foi um marco.

Gil Scott-Heron foi um activista e ajudou a dar forma à emergente cultura hip hop. Gostava de descrever a sua obra como "bluesology", uma fusão de poesia, soul, blues e jazz, tudo disparado com uma acutilante consciência social e fortes mensagens políticas, abordando problemas como o apartheid ou as armas nucleares.

O seu último álbum foi o primeiro que comprei e a sua morte não passou despercebida nem indiferente. Há dezasseis anos que Gil Scott-Heron não lançava um novo disco de originais. Morreu em 27 de Maio, aos 62 anos.

O vídeo da sua versão do tema I'm New Here, um original de Bill Callahan, e The Revolution Will Not Be Televised, de 1971 (letra).

Tal como colocou Gil Scott-Heron, a revolução e a mudança não serão transmitidas na televisão porque começam na cabeça de cada um de nós (mentalidade, cultura, atitude), antes de se reflectirem nos nossos actos. Muito antes de aparecerem na televisão... Por isso, toca a mexer (e primeiro na nossa cabeça), porque a revolução e a mudança não chegam por via da televisão.

1 comentário:

  1. Um grande músico e artista cujo tema mais conhecido a minha memória tem-no debitado sucessivas vezes, afinal entende-se tendo em conta como a televisão tem se revelado uma arma tão poderoso quanto nefasta ao serviço dos interesses dos donos do mundo...A conta-cultura perdeu uma voz, mas dela a memória fica com certeza...

    ResponderEliminar