«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

quinta-feira, outubro 27, 2011

Nevermind vinte anos depois





Em Setembro de 1991, há 20 anos, era posto à venda um dos discos mais marcantes da história do rock: Nevermind de NIRVANA. Duas décadas não fizeram erosão nenhuma. Poderia ter sido editado hoje. O que é genuíno resiste à passagem inexorável do tempo.

Tenho bem presente a excitação, a novidade e as emoções sentidas na primeira audição do álbum em CD (e nessa época os discos compactos custavam três contos - 15 euros... - uma roubalheira... era estudante e amealhava para comprar um disco num mês...).

Andava na altura mais apanhado pelo Heavy Metal mas o Nevermind dos NIRVANA tinha uma grande intensidade, soava como nada até então (viria a chamar-se Grunge), adorei a conjugação entre a melodia e as passagens pesadas (elemento Hardcore), não tinha solos de guitarra petulantes e vibrei com a densidade e poder dos graves. Em duas palavras: enchia as medidas :)

Lembro-me de dar a novidade ao irmão mais novo como sendo o disco rock mais arrebatador dos últimos tempos de que meio mundo falava e ouvia.

Vinte anos depois, porque discos destes devem ouvir-se em vinil, eis que não resisti, em mês de aniversário, uma boa desculpa para esquecer a crise, a deitar mãos e ouvidos ao Nevermind, numa edição com lados B e outros extras para os mais ávidos :)

Conclusão: duas décadas volvidas soa tão excitante como então e não há um tema de que não goste. Um álbum muito forte no seu todo, sonicamente poderoso e sem nenhum momento menos interessante. Trouxe o rock alternativo, com passagens intensas e ruidosas, a uma audiência mais vasta, tendo vendido mais de 30 milhões de cópias. Duas por minha conta.

Kurt Cobain teria hoje a minha idade se não tivesse acontecido o que aconteceu em 1994... Ficou o legado.

1 comentário:

  1. "Nevermind" foi um lançamento poderoso, onde a genialidade e a insanidade andavam de maõs dadas. O mainstream rendeu-se a esta obra de arte e não o contrário. Enfim, eram encantos dos anos 90. Entre as faixas, que eram todas de uma qualidade rara, "Smells like teen spirit" tornou-se no seu expoente máximo. Este título foi inspirado no nome de um desodorizante que Kurt descobriu num supermercado e naturalmente as critícas a Cobain não se fizeram esperar. Axl Rose, em 1992 referia-se a esta canção como o exemplo de que algo corria mal na psique de Kurt: "Ao escrever uma canção como "Smells like teen spirit" que goza com toda a sua carreira de auto compositor e depois usá-la como hino, é de um doido varrido."

    ResponderEliminar