«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

domingo, outubro 16, 2011

Indignação sai à rua

Porque é preciso indignar-se e expressar as preocupações sobre o estado actual do mundo
 photo copyright: Nuno Galopim


"This is the state of the world address, motherf****rs" é a frase berrada no início do álbum de Biohazard intitulado State of the World Address (1994), que ouvi muito na época e voltou a ecoar em força aqui em casa.

O 15 de Outubro de 2011 poderá ficar para a história como o começo de uma mudança. As pessoas expressaram as suas críticas, preocupações e medos. Veremos as respostas dos decisores políticos nos próximos tempos. Sim, porque a crise passou além das dimensões financeira, económica e social.

Trata-se de um movimento popular, baptizado de marcha dos indignados, contra o sistema económico mundial (liberalismo selvagem) que, desde 2008, tem gerado uma série de descalabros financeiros, conduzindo a uma austeridade crescente para as populações. Com a meta de chegar a 85 países, milhares de pessoas saíram à rua nas principais cidades, de forma pacífica, exceptuando-se o caso de Roma.

O mercado é importante, permitiu-nos uma série de comodidades (agora incomodidades...) materiais, mas é importante que esteja regulado e produza mais justiça social, no sentido de haver uma distribuição da riqueza de forma mais equitativa. E para os cidadãos não terem de pagar as asneiras da especulação financeira ou a má gestão dos governos.

Como disse o presidente da Comissão Europeia, em 28 de Setembro último, «the roots of this crisis are clear: we have given in to the temptation of living beyond our means. We have let financial markets develop in unsustainable ways.»

Pois é hora de arrepiar caminho, encontrar saídas e permitir a esperança e o futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário