«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

domingo, novembro 26, 2006

Escapismo (em madeirense: «deixa passar esta linda brincadeira»)

A blogosfera madeirense, passe-se a contradição suscitada pelo artificialismo de restringir geograficamente o que é global, muito espevitada perante certas matérias da política regional, em tempo de debates e temas tão quentes e decisivos como a Lei de Finanças das Regiões Autónomas, quase se absteve, tirando duas ou três excepções, sejam elas mais militantes ou mais equidistantes. Precisamente agora que a Autonomia precisa dos madeirenses espevitados, para acautelar os princípios fulcrais do regime autonómico. E para ser autonomista não é preciso ser bairrista, no sentido negativo, nem tão pouco "flamista".

Neste momento, há tanta matéria regional que obriga a seleccionar e a colocar em espera vários textos. Mesmo assim, alguns blogues têm-se dedicado a temas oníricos e escapistas, evitando os temas mais escaldantes e arriscados. Alguns fecharam mesmo as portas. Será que esperam para ver isto para que lado pende?

A realidade é que, «para sobreviver numa ilha, além do mais bem pequena, é preciso dar muita volta à imaginação, ter alguns cuidados como regra e evitar as pedras da calçada que estão mais salientes. Talvez seja por isso que muitos andam tristes e cautelosos a olhar para o chão como nas procissões.» [Ferreira Neto, Tribuna da Madeira, 10.03.2006]

1 comentário:

  1. No que diz respeito a este assunto o Olho de Fogo e o seu autor estão de parabéns. Ouve-se falar em milhões investidos nas novas tecnologias mas infelismente esses milhões não conseguem irrigar cérebros somente intestinos.
    Quando alguém tentar estabelecer um critério que favoreça o retorno dos investimentos da internet terá que o usar o nível das fossas, os passeios pelos centros comerciais etc. A Participação em blogs será um critério a ser regeitado tal como o PIB o foi para a controvérsia presente.

    ResponderEliminar