«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

quarta-feira, novembro 15, 2006

Get real

Argumentar que 5% de desemprego na Madeira é menos mau porque o Continente e a Europa têm taxas de 7,3 e 8,1%, respectivamente, é mistificador, se tivermos em consideração a realidade por detrás da estatística, isto é, os efeitos em contexto, num espaço insular exíguo, ultraperiférico, dependente do exterior, com um baixo poder de compra, custo de vida elevado, distribuição desigual da riqueza, bolsas de pobreza (a atribuição do Rendimento Social de Inserção na Região é das mais elevadas no todo nacional), baixa qualificação da população activa e oportunidades escassas e limitadas, ainda por cima sujeitas ao tráfico de influências e à predadora cunha, que além de não seleccionar os melhores, desmotiva-os.

Sem esquecer que uma boa parte dos empregados na Madeira estão em situação laboral precária. Muitos madeirenses vão continuar e, porventura ainda mais, a ser empurrados para a emigração sazonal, o que é trágico.

Ao primeiro abrandamento ou no primeiro solavanco disparam para quase oito mil os desempregados na Madeira. «Madeira com pior média de desemprego em 20 anos», o «número de inscritos no Centro de Emprego, entre Janeiro e Setembro não estava tão alto desde 1987», noticiou o Diário (13.11.2206). Atingiu-se, em Setembro, o número de 7.946 inscritos no Centro Regional de Emprego. A recente «Feira do Emprego registou, durante os três primeiros dias, uma grande procura (2.500 entradas só na sexta-feira)», a corresponder aos números do desemprego. Hoje o mesmo jornal noticia que os «formulários para desempregados [estão]esgotados há um mês», na Madeira. Não se sabe por que motivo. «Atraso na reposição dos impressos»? Procura mais acentuada nos últimos meses esgotou os impressos?

A auto-sustentabilidade da Madeira é uma miragem, ao mesmo tempo que ficam à mostra as debilidades da economia regional, cuja base é e promete continuar a ser o turismo. E vêm aí outros solavancos a partir de 2007: menos fundos da União Europeia e do Estado.

1 comentário:

  1. O Brazão de Castro e subordinados , se fossem inteligentes, imprimiam uns milhares de formulários da internet e ninguém veria a saber. Este esgotamento dos formulários prova que efectivamente foram apanhdos desprevenidos. Nem os alertas do BE foram suficientes!

    Infelismente está reservado a muitos milhares de madeirenses o caminho da imigração devido ao modelo económico artificial que o Sr. Alberto João criou especialmente nos últimos 20 anos. Irónicamente, a maioria desses milhares, provavelmente são os seus apoiantes mais fiéis! Quanto mais me bates mais gosto de tí!

    ResponderEliminar