«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

sábado, março 03, 2007

Professores de luto e em luta 42: pressão dos parlamentares do PS sobre o Governo

Aí está um sinal dos deputados-professores do PS, decorrente da apreciação parlamentar, na Assembleia da República (2 de Março de 2007), para discussão das alterações ao Estatuto da Carreira Docente (ECD). Espera-se que esse sinal se amplie quando as propostas de alteração apresentadas ontem pelos partidos forem discutidas em sede de comissão parlamentar, na AR.

O Público diz hoje, na notícia "PS pede ao Governo que impeça que faltas por maternidade e doença prejudiquem docentes", o «deputado socialista Luís Fagundes Duarte pediu ao Governo que deixasse claro que os decretos regulamentares desse diploma vão salvaguardar "direitos fundamentais como a maternidade". A referência prende-se directamente com as negociações em curso para a regulamentação do primeiro concurso a professor titular, a categoria mais alta consagrada no novo estatuto.

Como diz o semanário SOL na edição de hoje, na peça intitulada "Educação fractura PS", «secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, reuniu-se na quarta-feira à noite com deputados socialistas da comissão parlamentar de Educação e os ânimos exaltaram-se quando surgiram críticas ao processo de regulamentação do ECD. «O Secretário de Estado berrou, amachucou os papéis e atirou-os ao ar numa atitude inimaginável e indigna para um governante», contou ao SOL fonte do PS. E reforçou: «Não foi um berro isolado. Gritou de forma continuada. Estava totalmente descontrolado. Os deputados ficaram estupefactos e preferiram continuar a falar como se estivessem perante uma pessoa no seu estado normal». Como diz ainda o mesmo jornal, «esta fricção com os deputados socialistas surge em pleno processo negocial com os sindicatos para a regulamentação do novo Estatuto da Carreira Docente. As negociações estão a decorrer de forma acesa e sem acordo entre a tutela e as diversas estruturas sindicais.»

SOL:
«A alteração do estatuto dos professores foi ontem discutida em plenário na Assembleia da República. O PCP e o PSD apresentaram propostas de alteração que serão agora discutidas em sede de comissão parlamentar. Entretanto, a Fenprof anunciou que «irá envolver os professores na tomada de decisão e na concretização das acções e lutas reivindicativas». Por isso, convocou os professores para se juntarem à manifestação da CGTP, que teve lugar em Lisboa ontem à tarde.»

Público:
«Durante o debate da reapreciação parlamentar do ECD, a oposição em bloco criticou o decreto, enquanto o PS acusou o PSD de ter seguido o PCP no "sindicalismo mais retrógrado" e no "igualitarismo". O PCP entregou dezenas de propostas de alteração e de eliminação de artigos, o PSD propôs igualmente alterações ao diploma e ambos discordaram da criação de duas categorias de professores e de um sistema de quotas na sua avaliação. As propostas de alteração vão ser discutidas em sede de comissão parlamentar. Se alguma for aprovada, voltará ao plenário; se todas forem chumbadas, considera-se que a reapreciação foi rejeitada.»

NOTA 1: A RTP1 e RTP2 não fizeram menção à apreciação parlamentar sobre o ECD, nos telejornais de ontem à noite.

NOTA 2: Não tarda nada e terão de rolar cabeças no Ministério da Educação. Valter Lemos tem dados razões mais do que suficientes para ter a cabeça no cepo . A não ser que o desrespeito pela legalidade, ao ponto de monosprezar direitos dos professores consagrados na Constituição, e o seu estilo autoritário/extremista agrade ao PM.

Conhecer Valter Lemos autoritário e ilegalista
Valter Lemos e historial de atropelos legais

Sem comentários:

Enviar um comentário