«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

quinta-feira, junho 28, 2007

Comentários anónimos e ofensivos na blogosfera madeirense 3

Não podia vir mais a propósito o texto publicado no Causa Nossa, assinado por Vital Moreira, sobre a questão do anonimato ofensivo e difamatório na blogosfera:

«Há quem esqueça... que a blogoesfera não está fora do alcance do Código Penal. Os crimes de injúria, difamação, calúnia, devassa da vida privada, etc., não são menos puníveis quando praticados em blogues do que praticados por qualquer outro meio. A liberdade de expressão e de opinião não cobre a ofensa do direito à honra e à integridade moral das pessoas.»

Além disso, tínhamos já feito referência ao facto de o anonimato não estar assim tão protegido quanto se imagina: «Sabe-se que, nestas modernas tecnologias da comunicação, fica rasto em todo o lado. A omnisciência já não é exclusivo das divindades. O IP denuncia a origem e o disco rígido do computador guarda tudo, mesmo o que se apaga. Haja polícia disponível para investigar.»

Picture copyright: "Sebastian nailed" por Tony de Carlo (www.tonydecarlo.com)

1 comentário:

  1. Será que o IP denuncia mesmo? Então e se o anónimo estiver a aceder à internet num computador público, utilizado por muitas pessoas? Ou se tiver no trabalho, na casa dum amigo, familiar, conhecido? Fica no disco rígido, tem a certeza? E se o anónimo souber limpar os vestígios do que escreve? As coisas na informática não são assim tão certinhas, há muitas formas e técnicas de "dar a volta" (sei do que falo lol) e continuo a achar o anonimato para efeitos de difamação e calúnia uma cobardia e acho que qualquer pessoa que tenha um blog tem todo o direito de filtrar os comentários que o ofendam.

    ResponderEliminar