«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

quinta-feira, junho 28, 2007

Maledicência, o voodoo madeirense

A maledicência é o voodoo madeirense, braço armado da inveja e acompanhado pelo mau olhado. Formam a trilogia da arte maligna de mal querer ao próximo.

Isto é tão verdade que chega ao ponto de ser objecto de preocupação política. A maledicência e a inveja foram identificadas como dois dos males endémicos madeirenses por Alberto João Jardim, na cerimónia de tomada de posse do Governo Regional, em 2004. Males obstaculizantes do desenvolvimento de uma sociedade.

Por outro lado, perante este quadro socio-cultural, há quem confunda, oportunisticamente, metendo tudo no mesmo saco, a crítica com a maledicência. Tenta-se conotar a crítica com o negativismo e o carácter destrutivo da maledicência. Tal oportunismo é uma forma perversa de maledicência, com o objectivo de inibir o exercício da cidadania activa, ou seja, da "boadicência".

Comentários anónimos e ofensivos na blogosfera madeirense
Kuribôta

Photo copyright

1 comentário:

  1. http://pensamadeira.blogspot.com

    O AJJ detectou essa popensão para a inveja mas têm-a utilizado na sua estratégia de poder. Nas últimas eleições afirmou de forma enigmática que "nada ficaria como dantes". Para a oposição tal declaração soou como ameaça mas para a élite PSD ainda não instalada nos gabinetes do poder soou como esperança. O grande AJJ finalmente apearia os mamões (inveja) dos seus cargos de secretários regionais, directores regionais etc e saberia reconhecer neles os merecedores dos lugares desocupados. Desilusão! Tudo ficou na mesma ou quase. Quando o AJJ detecta uma fraqueza nos maadeirenses não a tenta corregir mas tirar proveita dela.

    ResponderEliminar