«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

sábado, junho 30, 2007

Comentários anónimos e ofensivos na blogosfera madeirense 4

Agradeço a referência simpática do Ultraperiferias a este blogue, na passada quinta-feira, a propósito dos textos publicados sobre o anonimato na blogosfera madeirense: Comentários anónimos e ofensivos na blogosfera madeirense 2 e Comentários anónimos e ofensivos na blogosfera madeirense 3.

O anonimato ofensivo e difamatório nada constrói. Tem aquele efeito fugaz de achincalhamento mas pouco mais do que isso. Atinge quem o valoriza ou quem não o consegue, compreensivelmente, ignorar, face à sua propagação pública. O instinto é vir a público defender-se, repor a honra, mas se é boato deve ser ignorado, para não alimentar o assunto. Se é difamação é combatida nos tribunais.

Registe-se o texto no Ultraperiferias sobre o assunto. Há princípios que não podem ser esquecidos, em circunstância nenhuma:

«Uma coisa é a liberdade individual que permite a cada um de nós discutir ideias, envolver-se em polémicas naturais, porque ninguém pensa da mesma maneira, mas sempre num quadro de respeito e de tolerância e de elevação. Outra coisa é a opção pelo anonimato, insultando, ofendendo ou, pior do que isso, tentando espalhar a intriga e a suspeição.»

A regra de bom senso (e segurança) é expressar aquilo que dita a consciência, com honestidade intelectual e que pode ser assumido publicamente, isto é, que não ofende ou difama. Seja na blogosfera ou noutro contexto. É uma atitude de contenção e de respeito pelo outro que não põe em causa a liberdade de expressão. Odiar e agredir por discordar do outro não leva a nada. Começa por consumir a paz interior do próprio.

Picture copyright: "Sebastian nailed" por Tony de Carlo (www.tonydecarlo.com)

3 comentários:

  1. Sr. Nelio de Sousa,

    De facto tem toda a razão, não deveriamos dar resposta a estes palhaços anónimos ou mesmo aqueles que ao abrigo de pseúdonimos andam a maltratar o pessoal na blogoesfera.

    Mas acreditre é muito dificil não responder. Eu tenho feito um tremendo esforço em não responder, mas nem sempre consigo aguentar. Tento quando respondo, faze-lo de forma a clarificar factos e tentando provar que o que se diz não é verdade ou então os factos são alterados de forma a iludir quem vê tamanhas barbaridades.

    Mas acredite cada vez menos irei responder, quando de mim falarem.

    Considero-me filho de boa gente e por isso, respondo.

    Um grande abraço e parabens pelo seu blog, dos melhores que na blogoesfera madeirense há!.

    Roberto Rodrigues
    Cortar (d)a Direita

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelas palavras, que recebo com humildade e retribuo.

    O ataque pessoal e a difamação, apesar de serem algo acessório, são perturbadores porque lançam suspeitas a que é difícil ficar indiferente.

    Mas, esperemos que, aos poucos, a ética vá imperando e se abandone o ataque ofensivo e difamatório, tão ao gosto do madeirense e fruto desse atavismo regional chamado maledicência (e seus subprodutos).

    Optar pelo anonimato é um possibilidade e cada um terá as suas razões, que respeito, mesmo que discorde de algumas dessas razões. Mas, sem querer soar demasiado moralista, ao menos não se utilize para atingir, deliberada e intencionalmente, a dignidade pessoal de cada um.

    Criticar é diferente de ofender, difamar ou maldizer.

    Saudações.

    (nota: peço que deixemos o formalismo do "Sr.").

    ResponderEliminar
  3. Ok, Nélio, sem formalismos!

    Saudações.

    Roberto Rodrigues

    ResponderEliminar