«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

terça-feira, junho 19, 2007

«No litoral é demais...»

Jardim do Mar, a mais pequena e uma das mais pitorescas freguesias da Madeira... Ribeiro Telles diz que a construção "no litoral é demais..."

Gonçalo Ribeiro Telles, em entrevista à Revista do Diário, conduzida por Luís Rocha, não tem dúvidas em dizer que "se está, de facto, a criar uma situação trágica para a Madeira", nomeadamente face à ocupação da costa marítima.

Trágico "quer em relação à qualidade de vida da população, quer em relação ao turismo. Principalmente quando a Madeira pretende ter - e deve ter - um turismo de qualidade. Eu não conheço os Planos Directores Municipais (PDMs) da Madeira, não sei como funcionam, mas o que vejo é que o litoral, evidentemente está com a sua capacidade [de albergar construções] mais que excedida. No litoral é demais... mas a todo o momento [a construção] pode parar - até porque não há mais litoral".

Como disse ainda à Revista DN, «a construção à beira-mar, na sua perspectiva, apesar de ser realizada com objectivos turísticos, "condena o próprio turismo, e condena o próprio litoral".» Não tem dúvidas que a construção massiva "transformará a Madeira num espaço completamente comercial, inculto, onde aquilo que ela tinha de cultura, de história, de paisagem, desaparecerá".

Assim, a "paisagem que deveria ser de harmonia entre o construído e o natural, e que passa a ser um monte de betão, [...] é trágico".

Como disse Luigi Valle na edição de ontem (18.06.2007) do Diário, a degradação "existe pela dificuldade que temos tido em conciliar as necessidades de construção para servir a população e a defesa da autenticidade do produto turístico Madeira".

A paisagem é um dos factores diferenciadores basilares do destino Madeira. A sua autenticidade e exuberância não podem ser aniquiladas em zonas fulcrais ou sensíveis do território. Incluindo o litoral, que também é natureza e paisagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário