«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

quarta-feira, julho 04, 2007

A realidade e não mais do que a realidade

O jornalismo deve evitar replicar ou fazer eco da verdade que cada poder ou grupo de interesse procura vender como realidade à sociedade, incluindo o eco feito por omissão ou demissão.

O jornalismo não deve reduzir-se a um amplificador da versão da realidade que convém, a determinados sectores, que seja transmitida.

Tem de facultar os instrumentos (factos) mínimos para que o cidadão possa ajuízar, de forma tão fidedigna quanto possível, e possa tomar opções sobre os assuntos que o afectam e dizem respeito, numa palavra, para que não seja manipulado.

Este é um preceito básico da democracia. Sem uma imprensa independente e interventiva a democracia é mais pobre e imperfeita. As sociedades são menos livres.

«Nem todo o jornalismo é de causas, a não ser a causa do próprio jornalismo. Há jornalismo de causas e jornalismo politicamente engajado. O primeiro acho legítimo, o segundo acho a negação do jornalismo. O jornalismo só deve ser fiel à verdade, ter consciência que sobre o mesmo assunto há várias versões e ouvi-las.»

Miguel Sousa Tavares
Público (Ípsilon) 22 Junho 2007

Tentação de controlo da informação

Picture copyright

1 comentário: