«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

terça-feira, novembro 06, 2007

Açores são as segundas melhores ilhas do mundo, Madeira no 70º lugar II

trekearth.com

O Diário deu domingo (4.11.2007) a notícia (National Geographic "condena" a Madeira) sobre o facto da revista National Geographic Traveler ter eleito o arquipélago dos Açores como as segundas melhores ilhas do mundo para o turismo. A Madeira surge apenas em 70º lugar, isto é, para baixo do meio da tabela, já que foram estudadas 111 ilhas.

Nas reacções, além de ser salientar a credibilidade e independência do estudo da National Geographic, João Welsh sublinha que é sobre ilhas turísticas «concorrentes» do destino Madeira.

Refere que a nossa ilha «inverteu as suas prioridades, erradamente, pois em vez de se fazer pagar, e bem, por uma oferta de qualidade, nomeadamente ao nível do seu património natural e arquitectónico, subordinou a sua estratégia ao secundarizar a importância do turismo em relação, por exemplo, ao sector da construção, com este a constituir-se, agora, como uma ameaça à qualidade da oferta.»

Dái não ter dúvidas quanto à «massificação da oferta, uma cimentização da paisagem e hotéis a mais, com andares a mais.» E acrescenta: «somos uma ilha pequena e tudo o que se constrói deve ter uma escala apropriada, sob pena de descaracterização. E temos de salvaguardar o valor do nosso património edificado ou natural.»

Recorde-se:
Açores são as segundas melhores ilhas do mundo, Madeira no 70º lugar

1 comentário:

  1. Na minha opinião, depois disto as nossas entidades têm de se concentrar nos nossos pontos fortes e retirar algumas ideias de modelos de zonas com situação semelhante à nossa. Acho que há sempre maneira de melhorar, haja Vontade!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar