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«Devolver autoridade aos professores e às escolas», segundo o entendimento da ministra da Educação, na Grande Entrevista, na RTP1 (31.10.2007).
Ainda neste tema da desvalorização das faltas, para a aprendizagem e para a avaliação, comandada pela actual ministra da Educação, leia-se o que escreveu (Diz-me o que lês, ... - 2) o antigo ministro da referida pasta, David Justino, actual assessor do Presidente da República para os Assuntos Sociais:
«Quando os sinais que se transmitem à sociedade vão no sentido da desvalorização das regras mais elementares, é natural que nem os professores possam ser levados a sério, nem as escolas consigam impôr as mais elementares normas de justiça e de disciplina.»
«Afinal "estudantes" (os que vão à escola e estudam), "escolantes" (os que vão à escola e não estudam) e "faltantes" (os que não vão à escola e não estudam) passam a ser tratados ao mesmo nível, com os mesmos direitos, mas raramente com os mesmos deveres. Assim, não há volta a dar.»
Recorde-se:
Elementos sobre o estado da Escola Pública 1: condições de trabalho
Elementos sobre o estado da Escola Pública 2: a mais grave discriminação
Elementos sobre o estado da Escola Pública 3: primeira responsabilidade
Elementos sobre o estado da Escola Pública 4: manobra para a estatística I
Elementos sobre o estado da Escola Pública 5: manobra para a estatística II
Elementos sobre o estado da Escola Pública 6: manobra para a estatística III
Elementos sobre o estado da Escola Pública 7: violência camuflada
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