«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

quinta-feira, dezembro 24, 2009

Ainda morremos aqui todos atupidos

Visível o rasto da quebrada desde próximo do topo do penhasco até à sua base.

Imagem, a partir de um monóculo, em que se vê o entulho da enxurrada na base do penhasco.

Grande plano da zona final da quebrada, que arrasou alguns "poios" cultivados.

O fim de tarde/noite de terça-feira (22.12) e a noite de ontem (23.12) foram de sobressalto tanto para automobilistas, no acesso às freguesias do Jardim do Mar e Paúl do Mar, como para os residentes do Jardim do Mar.

Na terça-feira, após as 19h00, várias quebradas se abateram sobre o referido acesso rodoviário, encurralando durante cerca de hora e meia, no túnel a meio do percurso, dezenas de pessoas e automóveis.

Ontem, quarta-feira, um conjunto de pedras que se desprenderam do cimo do penhasco da freguesia do Jardim do Mar (como documentam as imagens) ocasionou enorme sobressalto. Não apenas pelo ruído causado aí próximo da meia-noite, mas porque enquanto caíam as pedras não se sabia se chegariam ou não às residências.

Até haver uma percepção exacta das zonas que seriam atingidas pelas pedras, ainda por cima no escuro, o pânico toma conta das pessoas.

É curioso que na inauguração da “promenade” do Jardim do Mar, em 2004, disse-se que a freguesia do Jardim do Mar ficava «mais segura», fechando-se os olhos e a razão para a evidência de que o perigo não vinha do mar mas sim do penhasco sobranceiro à estrada de acesso.

A segurança das pessoas deveria estar em primeiro lugar. Era para aí que deveriam ter ido os milhões que se gastaram na "promenade" do Jardim do Mar, que trouxe mais prejuízos do que benefícios.

Nota 1:
Atupido é um regionalismo madeirense que significa enterrar (um animal morto). Em mirandês atupido significa cheio, entupido ou obstruído.

Nota 2:
Photos (2 of them with the help of a monocular) taken with a Nokia cellphone 3.2 megapixel camera : no editing : no flash : © neliodesousa : December 24, 2009

Recorde-se:
Derrocadas frequentes no acesso ao Jardim do Mar e Paúl do Mar 3 (Diário aborda problema em 14.02.2008)
Derrocadas frequentes no acesso ao Jardim do Mar e Paúl do Mar 2 (Pedras em 04.10.2009)
Derrocadas frequentes no acesso ao Jardim do Mar e Paúl do Mar 1 (Pedras em 15.12.2009)
Jardim do Mar «mais seguro»?
Segurança das pessoas deveria estar em primeiro lugar (Pedras em 10.07.2009)
Derrocadas

Sem comentários:

Enviar um comentário