«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

quarta-feira, novembro 10, 2010

Mundial de surf anunciado para a Calheta em 2006 nunca mais se deu

Jardim do Mar pouco antes da enorme promenade que comprometeria as condições únicas das ondas para o surf
«Num dia destes, ao passar pelo Jardim do Mar, vi meia dúzia de surfistas de prancha na mão, de repente recordei-me da promessa de um político, que durante o seu discurso de inauguração da Piscina da Calheta disse que ia candidatar a localidade a uma prova do campeonato mundial de surf.

Pois bem, isto foi há sensivelmente dois anos. A oratória caiu bem, tanto que o presidente do Governo Regional, logo a seguir à intervenção, mesmo que indirectamente estava a reconhecer o valor das ondas e a importância da modalidade na economia da pequena freguesia.

Na altura, fiquei com a leve sensação que o anúncio seria para dar resposta aos denominados e habituais detractores do mal e provar consequentemente que as condições ímpares de surfar no Jardim continuavam bem presentes.

O gesto fora apreciado, sem dúvida. Na memória fica-me o sucesso do 'Madeira Big Wave Team Challange', em 2000, nesta pequena freguesia. Eu e mais algumas centenas de pessoas assistimos apinhados ao evento. No final, o balanço tinha sabido a pouco tal a espectacularidade do evento.

Não quero voltar a alimentar polémica em torno da infra-estrutura, se está mal ou se está bem, esse assunto 'já era', como se costuma dizer na gíria e naturalmente está mais do que debatido. O que eu quero, é avivar a memória da tal candidatura. Bem sei que não se disse para quando seria a prova, mas seria bom que depois do dia 22 de Setembro de 2006 se se tivesse escutado mais qualquer coisinha.

O que falhou? As negociações com a Federação Internacional de Surf, a participação dos surfistas de topo, porventura não estiveram disponíveis para eles próprios 'darem o cabedal' às rochas e assim provarem o que anteriormente se haviam manifestado contra ou foi só discurso para surfista ver? É que se foi, Jardim também foi na onda...»

Vítor Hugo
Jornalista do Diário de Notícias
15.09.2008

Recorde-se:
- Câmara da Calheta quer surf de volta I: campeonato mundial na Ponta Jardim (23.09.2006)
- Câmara da Calheta quer surf de volta II: motivação e realidade (25.08.2007)
- Governo insiste que o surf está igual ou até melhor: vamos a FACTOS (15.09.2006)

foto origin

Sem comentários:

Enviar um comentário