«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

sexta-feira, setembro 15, 2006

35. Governo insiste que surf está igual e até melhor: vamos aos FACTOS

Existe melhor verdade e facto mais concreto do que os efeitos desta massiva construção mar adentro? Alguém crê que nada se alterou em terra e no mar? Trata-se de uma imagem do Lost Jewel of the Atlantic, que explica quais foram as alterações. (Photo copyright: Will Henry)

Segundo o que foi difundido pela TSF-Madeira, o secretário regional Manuel Santos Costa, em conferência de imprensa desta tarde, insiste em alguns pontos, usando um vídeo encomendado pelo executivo madeirense (ver num link mais abaixo):

MESMAS E ATÉ MELHORES CONDIÇÕES
A Ponta Jardim tem «as mesmas condições para a prática do surf que tinha antes da construção do enrocamento e do passeio na frente mar da freguesia» do Jardim do Mar. Não só as «mesmas condições», como ainda «melhorou», citando o secretário regional. «Antes, em termos de acessibilidade ao mar, os surfistas tinham muita dificuldade em aceder ao mar.»

MAIS SEGURANÇA
Agora, na sequência desta obra [promenade] fizemos uma nova acessibilidade na zona Leste [pequeno cais no Portinho, recentemente inaugurado], acessibilidade essa que dá, naturalmente, outras condições de segurança de acessibilidade ao mar, que antes não tinham.»

REBENTAÇÃO DAS ONDAS E SEGURANÇA
«Santos Costa reafirma que com a construção do enrocamento a prática do surf não ficou comprometida, na medida em que a zona de rebentação das ondas continua a fazer-se a uma distância suficiente para garantir a segurança dos surfistas», refere a TSF-Madeira.

POPULAÇÃO ASSIM QUIS
A notícia refere que a Save the Waves Coalition acusa o Governo de ter «comprometido o surf, que denuncia a política do betão e que o Governo é acusado de ter agido em defesa de interesses de grupos económicos ao optar pela construção do enrocamento [em tais dimensões].» O projecto, no entender do secretário regional, respeitou a vontade dos eleitores da freguesia.

PESSOAS FORAM OUVIDAS
Diz o responsável do Governo: «Não estou a ver que cada vez que se tenha de fazer um projecto de uma obra destas, destas ou de outras, tenha de consultar os utentes para fazer os projectos e fazer as obras. Não é hábito fazer-se. Quando há necessidade de fazer estudos de impacte ambiental há as consultas públicas e aí há oportunidade de todas as pessoas e das organizações interessadas em emitirem a sua opinião de o fazerem. Neste caso, fez-se a avaliação do impacte ambiental, o estudo de impacte ambiental esteve em consulta pública, e não apareceu ninguém, naturalmente, a propor ou a intervir sobre este assunto.» Portanto, dá-se como ouvidas todas as opiniões sobre a obra.

LEVAR A SAVE THE WAVES A TRIBUNAL
«Tratando-se de uma acintosa mentira, o Governo vai manter a defesa, não só do seu bom nome, mas como também do desenvolvimento sustentado da população da Madeira.» A TSF-Madeira dá como já entregue a queixa, em tribunal, contra a Save the Waves Coalition.

CONCLUINDO...
Já na RTP-Madeira, o secretário regional questiona «por que razão se diz que as ondas foram destruídas» e que o «património natural foi destruído.» Afirma tratar-se de uma «campanha» de organizações ambientalistas regionais, nacionais e internacionais; que não é uma atitude séria e tudo se «baseia num conjunto de mentiras.»

Vamos aos factos
A ondas estão no mesmo sítio, não poderiam fugir, mas as condições únicas passaram à história. Não se esqueça que as ondas do Lugar de Baixo foram danificadas e foram totalmente destruídas na Ponta da Delgada.

1. Nunca ninguém disse que as ondas e o surf desapareceram. Desapareceram e foram comprometidas as condições únicas do "point break" da Ponta Jardim, entre os melhores do mundo. Este é um aspecto tratado pelo filme Lost Jewel of the Atlantic.

2. Veja-se o que vale o pequeno vídeo encomendado pelo Governo e como reforça os factos que a Save the Waves Coalition tem dado voz, neste texto: Vídeo Regional ilustra e reforça argumentos da Save the Waves.

3. Veja aqui as palavras balizadas Pedro Bicudo, professor de Física do Instituto Superior Técnico, neste outro post: Verdade das palavras abalizadas.

4. Por fim, atente a um post recente: Afinal, há surf... grande novidade...grande meia-verdade....

Não há como ir ver o filme em exibição no Cinemax até domingo próximo, em três sessões diárias: 19:00/20:30/22:00, para ver se a Save the Waves Coalition está a mentir ou se apresenta factos irrefutáveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário