«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

domingo, agosto 06, 2006

12. Vídeo Regional ilustra e reforça argumentos da Save the Waves

A meia-"verdade das imagens" não é novidade nenhuma há anos - até o Jornal da Madeira e o presidente do Governo Regional já o sabiam em Novembro de 2003 - e constitui prova do que sempre foi dito: comprometeram-se as condições únicas da onda grande do Jardim do Mar.

Num post anterior, A tese bairrista II (onde mora a "verdade das palavras"?), já tinha sido desmontado o falso argumento da "verdade" neste vídeo. Mas nunca é demais reforçar os factos e expor a tentativa de manipulação com meias-verdades. (Um comentário naquele post chama ainda a atenção para o seguinte sobre o produtor do vídeo: «Rui Martins [Rumavideo] é só cunhado de AJJ»).
O vídeo das meias-verdades está alojado na página electrónica do Governo Regional da Região Autónoma da Madeira, veja aqui, e constitui uma tentativa de mistificar a realidade que o próprio vídeo mostra, procurando responder ao filme da Save the Waves, "Lost Jewel of the Atlantic". Por isso, apareceu também alojado aqui, precisamente num site onde a Save the Waves tornou público o trailer sobre o filme-documentário: reveja o aperitivo para o Lost Jewel.

Vamos testar as "verdades"

PRIMEIRA PARTE
Olho de Fogo purifica propaganda:

1. Os surfistas sabem ler muito bem estas imagens no vídeo divulgado há uns meses. Só os leigos pensam que as ondas não foram atingidas, que estão iguais como antes. Tem a vantagem de mostrar imagens aéreas da Grande Muralha. Os surfistas sabem também ler estas imagens, isto é, o impacto de uma construção destas. E a banda sonora do filme (alguém ligado ao surf jamais escolheria tal banda sonora...) é muito grave e séria, mesmo sombria e ameaçadora, como são os cubos Antifer da grande muralha para o surfista mostrado a surfar. Até o efeito backwash é visível no vídeo, como o cuidado do surfista a saltar da onda quando se aproxima da costa, não vá ir pelos cubos Antifer adentro.
Há verdades em que não há volta a dar. A ondas estão no mesmo sítio, não poderiam fugir, mas as condições únicas da big wave da Ponta Jardim, o outrora chamado Hawai europeu, passaram à história. E não há imagens que o possam negar. Aliás, elas confirmam-no.

2. Já em Novembro de 2003 o presidente do Governo Regional tinha dito «afinal, há surf no Jardim do Mar», num artigo de opinião. Deveria dizer-se, afinal, já não há o mesmo surf no Jardim do Mar...
Alguns dias depois, no final do mesmo mês, o Jornal da Madeira fez algumas notícias nesse sentido. Numa delas citam-se surfistas (a necessária "verdade das palavras"): «Fazer “surf” não é impossível, mas é mais complicado». Reconhece-se que «antes eram excelentes» ou que «antes as ondas rebentavam junto à costa, agora estas rebentam junto aos quebra-mares», o que «se torna muito perigoso». «Por outro lado, entendem que é mais difícil sair da água», porque a «colocação dos quebra-mares e a construção da muralha afectam em parte a prática deste desporto.»
Mais palavras para quê? Estas são a verdade das palavras de surfistas escritas pelo Jornal da Madeira de 29 de Novembro de 2003. Que o vídeo esconde e passa por cima. Como se tudo estivesse como dantes. Como se as condições únicas da onda famosa da Ponta Jardim não tivessem sido comprometidas. Percebe-se que foram leigos que fizeram o vídeo.

3. Ignora-se que o que esteve sempre em causa foi, note-se, o comprometer e destruir as condições únicas das grandes ondas do Jardim do Mar. Nunca acabar completamente com a existência das ondas. Bem ou mal iriam sempre existir ondas, como é óbvio. E nunca ninguém disse que não se podia fazer surf. Surf único (de Reis, no Hawai europeu que era o Jardim do Mar) como antes, esse está comprometido, mas é possível fazer surf com muitas restrições: num espaço de tempo bem mais curto (maré baixa, porque a onda fica mais distante da protecção e dos cubos Antifer) e elevada perigosidade por causa desses cubos de cimento da protecção à estrada/promenade. E é muito mais raro agora fazer-se lá surf.
As condições únicas, que tornavam únicas estas ondas no Mundo e levaram o nome do Jardim do Mar e da Madeira a todo o lado, foram de facto comprometidas. Ninguém dá a volta a isto.

SEGUNDA PARTE
Pedro Bicudo
, professor de Física do Instituto Superior Técnico de Lisboa, testa cientificamente as "verdades" (vide Verdade das palavras abalizadas II):

1. A ideia que o surf continua igual no Jardim do Mar (Ponta Jardim) tem sido vendida, mas a realidade é confirmada de viva voz pelos surfistas. Pedro Bicudo é mais uma voz abalizada a colocar verdade nas palavras. «Ainda se consegue "fazer lá surf, mas em muito piores condições. É como se tivessem decidido tapar metade do campo de futebol do Estádio dos Barreiros. Se o fizessem, este recinto desportivo apenas passaria a servir para treinos e não para jogos de futebol". E é "isso que se está a passar actualmente no Jardim do Mar ou no Lugar de Baixo: treinos."»
Pois, as tais condições únicas do Hawai europeu foram cano abaixo. As ondas não fugiram, mas estão comprometidas as condições únicas. «Antes eram das melhores ondas do mundo, agora são umas ondas banais. E se continuarem a fazer obras se calhar desaparecem», sublinha Pedro Bicudo.
Por isso, «perdeu-se o seu valor [das ondas] naqueles locais, pois já não podem, por exemplo, acolher campeonatos nem as estruturas turísticas que acompanham esses eventos desportivos.»

2. A onda do Jardim do Mar (Ponta Jardim) era a onda emblemática, como nota Pedro Bicudo, que servia de grande cartaz e de atractivo aos surfistas. E o que fazia da Madeira única a este nível foi comprometido, apesar de todos os alertas e propostas de compromisso para evitar, ao menos, que a estrada/promenade do Jardim do Mar tivesse de entrar mar adentro (um dia destes será clara mais alguma razão da insistência no radicalismo de tal intervenção, de ter ido para cima do mar, de ter tomado toda a praia de calhau e consquistado umas dezenas de metros ao mar... aguarde-se pacientemente, não tarda. Já existem projectos.)

TERCEIRA PARTE
Outros testam as "verdades"
no próprio youtube.com:

1. «This is a good example of how backwash from the seawall changed the quality of the wave. The new-found interest in surfers opinions is curious. Are we no longer 'barefoot tourists' and drug addicts? Is Alberto re-stating his previous position?» (beetleswamp)

2. «The Madeiran propaganda machine just keeps on churning out the BS! I have surfed Jardim for 12 years, and can tell you that it is nowhere near the quality of the wave it once was. Even on the best of days (which this obviously was) you can see the backwash coming from the new wall. We made the film BECAUSE we love the village and the people in it. The villagers are sad that this wall has compromised the village's beauty, and taken away the world-famous surfing wave which they were proud of. (willhenryjardim)

3. «The Lost Jewel film never states that the wave doesn't break anymore, just that the quality has been compromised as a result of the seawall, and that the wave is only really surfable at low tide now. This video further proves that, as it shows marginal surf on one of the "better" days since the construction. See "The Lost Jewel of the Atlantic" and get the full story.» (dlatour)

4. «The response video from the gov of Madeira only proves the statement of the doc. It is clear from these images that the place is now too dangerous to surf in ideal conditions. The wave brakes far too close to the wall. Not to mention it completely disrupted the aesthetics of the small village!» (andreloja)

Sem comentários:

Enviar um comentário