«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

terça-feira, agosto 23, 2011

Nova estrada e protecção marítima no Paul do Mar vai afectar zona de surf / New road and seawall in Paul do Mar will affect surf spot

A estrada/muralha anunciada, a julgar pela imagem, afectará o surf spot que leva muitos surfistas ao Paulo do Mar (the road and seawall, according to the image, is going to affect the surf break that brings many surfers to Paul do Mar)

Part of Save The Waves Advisory Board

PORTUGUESE VERSION:
(actualizado 20h00 23.8.2011)
Nota importante:
Litoral: acção cívica e ambiental em balanço - não cometer os mesmos erros cometidos no caso do Jardim do Mar

Governo Regional anunciou a construção de uma estrada com um prolongamento da muralha de protecção da freguesia do Paul do Mar, que vai desde o cemitério até à zona de acesso ao cais, com o argumento de garantir a segurança de cerca de noventa famílias face ao avanço do mar da zona, noticiou o Diário (13.8.2011). Soa como o caso da promenade e muralha do Jardim do Mar, parte 2, sem que agora se chame promenade. A protecção das habitações pode ser conciliada com a manutenção do surf break. Na zona da onda não há casas em risco por causa do mar.

Como se nota na imagem, a nova estrada e muralha (verde), além de irem mar adentro muito mais do que a actual muralha (cor-de-rosa/vermelho), também se prolonga mais para Oeste, indo além da cemitério. Essa expansão coloca em perigo o surf spot naquela zona, que pode ser aniquilado porque a estrutura cai mesmo em cima da onda, a julgar pela imagem divulgada pelo Diário.

Surf break in Paul do Mar

Se a estutura começasse na zona em frente ao cemitério poderia não afectar muito a onda, mas como se estende mais para Oeste, para lá do cemitério, os danos serão enormes, numa onda que é muito apreciada por ter uma grande regularidade, frequência, espectacularidade, ser de fácil acesso e radical. Por isso têm acontecido competições ali. Seria uma perda grave em termos desportivos e tudo o que daí decorre em termos turísticos e de perservação do património natural.

Como podem as autoridades públicas, ao mesmo tempo, defender o surf, utilizá-lo até como imagem de promoção turística pela Madeira, patrocinar competições no Paul do Mar e destruir mais zonas com as condições naturais que permitem a prática desse desporto? Já basta o muito e precioso que foi destruído noutros locais, como no Jardim do Mar, ali mesmo ao lado.

No entanto, estamos num período em que se tende a anunciar muita coisa, sem esquecer que, em época de crise, em que se anuncia que a Madeira está «sem liquidez», isto é, sem dinheiro, as populações terão necessidades mais prementes e urgentes, e não se sabe quando (e se) esta obra irá ser concretizada no terreno. No curto e médio prazo dificilmente terá financiamento regional para andar já que a situação de dificuldade financeira continuará nos próximos anos.

A obra foi a concurso por 7 milhões de euros, como se lê na notícia do Diário (20.8.2011) e envolve fundos da União Europeia (por via do PIDDAR), mas a Região tem de entrar com uma percentagem da verba no que toca à chamada contrapartida regional. Mais informação em breve sobre este aspecto.

O concurso foi autorizado recentemente (resolução 1134/2011 do Conselho de Governo de 11 de Agosto, publicado a 17 de Agosto no Jornal Oficial da Região - Joram). Assim se cumpre o prazo do ano de 2011 para lançamento da obra, neste caso o lançamento para concurso. Como diz o Diário, a «resolução baseou-se no Plano e Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da RAM (PIDDAR) para 2011, em consonância com o PDES - Plano de Desenvolvimento Económico e Social 2007/2013 e, ainda, no já referido Programa de Governo que iniciou funções em 2007 e termina agora em Outubro. Anos depois da 'primeira fase' da protecção, esta pode ser considerada a segunda fase e é denominada oficialmente "Ligação Marginal entre o Cemitério e o Cais do Paul do Mar".»

Apesar das actuais dificuldades financeiras, os surfistas, incluindo os surfistas do Paulo do Mar, e cidadãos em geral, têm de estar informados, atentos, fazer uso da sua massa crítica e fazer tudo para valorizar e promover a onda do Paul do Mar, de forma a prevenir danos ou a destruição da onda.

Segundo o anúncio do Conselho de Governo de quinta-feira última, o objectivo é ter uma ligação marginal com uma "extensão total de 445 metros, que se desenvolverá desde a praça fronteiriça ao cemitério do Paul do Mar, que coincide com o extremo nascente da via marginal já existente, até entroncar, a nascente, no arruamento de acesso ao Cais do Paul do Mar".

E acrescenta: "A nova estrada será constituída por duas faixas de rodagem com 3,5 metros de largura cada e por um passeio de cada lado, com 1,5 e 1,2 metros de largura, respectivamente, do lado do mar e do lado da terra. Em toda a sua extensão este arruamento ficará implantado numa plataforma conquistada ao mar ao longo da frente litoral urbana, totalmente ocupada por construções. Ao longo da nova ligação será construída uma protecção marítima, com um comprimento total da ordem dos 500 metros".

ENGLISH VERSION:
(updated at 20h00, August 23, 2011)
Important notice:
Do not make the same mistakes as before - with Jardim do Mar in mind (now text also available in English, step by step)

Madeiran Government announced the decision to move on with the project of a road and seawall protection on the shoreline in Paul do Mar, from the road leading to the wharf at East until the graveyard area at West. The topic is the security of ninety families living in the area because of the sea advancement, said local newspaper Diário (13.8.2011). It sounds like Jardim do Mar promenade and seawall in Jardim do Mar, part 2. Protecting the houses and keeping intact the surf break is possible. Both goals can be achieved. In front of the surf break there are no houses in danger because of the sea.

As you can check on the picture presented, the new road and seawall (green), go much further out than the existing seawall (red/pink colour) and further West too, passing the graveyard area. This expansion endangers the surf spot in front of the graveyard area as the seawall will be built in the surf break.

The wave in Paul do Mar is very much appreciated for its frequency, regularity, access and it offers intense and extreme surfing experiences. That is why competitions have taken place there. Damaging or destroying it would be a tremendous loss for surf and for the tourism and natural heritage of the island.

How can local authorities defend surf, using its images to promote Madeira as a tourism destination, support surf competitions in that surf spot in Paul do Mar, and at the same time keep destroying the natural conditions for surfing? It's more than enough what has already been damaged and destroyed in other places like Ponta Delgada or Jardim do Mar, just nearby.

However, we are living in a period before elections in October with lots of announcements, without forgetting that in the present economical and social crisis in Portugal, people will have more urgent concerns and needs than concrete seawalls, and we do not know (and if) this construction will be done in the near future. Madeira has no money, as recently announced by its Government. And the situation is not going to change anytime soon.

The construtction project is now on public tender for the estimated price of 7 Million Euros as Diário informs (20.8.2011), and it is funded by the European Union but Madeira has to put in some percentage of that sum. More information soon on this matter.

The public tender was authorized recently (resolution 1134/2011 of Conselho de Governo on the 11th of August, published on the 17th of August in the Oficial Madeira Journal Jornal - Joram). This way the Government "launches" the new road/seawall within the limit of 2011. As Diário says, the «resolution was based in Plano e Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da RAM (PIDDAR) for 2011, in line with PDES - Plano de Desenvolvimento Económico e Social 2007/2013, and also in the Program of Government that started ruling in 2007 and ends now next October. Some years after de first part of Paul do Mar protection, this second part is oficially entitled "Ligação Marginal entre o Cemitério e o Cais do Paul do Mar" (Connection of the coastal road between the Graveyard and Wharf of Paul do Mar.»

In spite of the present economical problems, surfers and citizens in general must be aware and do everything they can to value that surf spot in Paul do Mar and prevent any damage or desctrution.

According to the Government announcement last Thursday (August 11), the goal is to have a 445 meters long road by (actually in) the sea connecting the square area of the graveyard at West with the road that leads to the wharf area at East.

And Government adds: "the new road will have two lines measuring 3.5 meters each one, adding a 1.5 meters sidewallk (South/sea) and 1.2 meters (North/shore). The road will be on a platform conquered to the sea along the shoreline already occupied by houses. Along the new road will be built a seawall and protection from the sea that will be about 500 meters long."

5 comentários:

  1. Por estas e por outras tenho vergonha de ser madeirense. Tenham dó, parem de descaracterizar a orla costeira em prole dos usuall mamões!!

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  2. basicamente é isso!! :)

    Mudando a cor do voto dia 9 já será algo que contraria a tendência. Julgo que serão uma boa surpresa estas próximas eleições.

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  3. ...porque??? ninguém precisa esta estrada/passeio!! ninguém tem dinheiro!!
    tenho uma casa (CASA AMARELA) directamente ao mar......o meu acordo não têm!!!!!!!!!!!!
    só o meu protesto!!!!!!!!!!!!!!
    Edi Herz (propriotário da CASA AMARELA-Paúl do Mar!!

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  4. Alguem sabe onde se podem arranjar os planos da obra proposta??

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  5. Que aconteceu com a obra de expansão do passeio???
    Há novidades???
    A obra foi parada??

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