«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

quinta-feira, agosto 18, 2011

Razões para ir ao Porto Santo

Exotismo da praia ao Porto Santo exerce enorme poder de atracção, mas Porto Santo não deve ser vendido como destino de sol e praia, que são "apenas" complementos ao destino
imagem nelio de sousa 2011 (telemóvel 3.2 megapixel camera)

Depois do post polémico de há três anos em que avancei razões para não ir ao Porto Santo, chegou a hora que avançar as razões para ir à idílica Ilha Dourada.

Continuo a ser crítico ao preço muito "dourado" dos transportes para a ilha vizinha, comparado com o que acontece em Canárias, por exemplo, ou nos Açores. Continuo a considerar excessivo o tempo de 2h30m de viagem de barco. O tempo é muitas vezes instável e ventoso, natural na posição geográfica em que se situa (daí o erro de vender o destino como sol e praia, gerador de expectativas que desiludem os turistas e condicionam regresso). Sendo a ilha pequena, vêem-se as mesmas caras que se vêem durante o ano na Madeira (evitar os circuitos mais habituais). Custos em estadia e alimentação elevados. Há ainda a demasiada construção em algumas zonas.

O Porto Santo é argumento para evitar praias artificiais de areia na Madeira, umas ilhas minúsculas e caras de areia amarela rodeadas de cimento por todos os lados. Quem quer areia amarela autêntica que vá ao Porto Santo, em lugar de destruir a autenticidade da costa madeirense.

Que razões levam as pessoas ao Porto Santo?

1. Segurança.
2. Tranquilidade.
3. Exotismo e qualidade onírica da ilha.
4. Terapias (areias).
5. Actividades: em terra (caminhadas, passeios a cavalo, golf, etc.) e no mar (mergulho, pesca, etc).
6. Sol e praia (em complemento a tudo o resto).
7. Estar perto da Europa central.

Vender o Porto Santo, prioritariamente, como sol e praia, apenas aprofunda a sua sazonalidade, e enveredar pela construção massiva de hotéis, quando há um grande hotel ainda por acabar e viabilizar, demonstra uma estratégia baseada em equívocos. Não há condições para a massificação turística. Os governantes podem estar bem intencionados, mas poderão estar equivocados. Por mais que dê jeito a construção, no imediato.

A questão do Porto Santo como destino turístico está muito bem situada pelo artigo de opinião de Catanho Fernandes (Diário 18.8.2011).

____
Fui ao Porto Santo, pela primeira vez, aos 7 ou 8 anos de idade. No Pirata Azul. Na altura, após o comum enjoo no barco, logo que pus os pés em terra, virei-me para meus pais e disse algo como «ao Porto Santo nem mais um pingo». Ou seja, nunca mais. Mas nunca se deve dizer nunca, aprendi depois...

Ficou então uma memória de paraíso: na acostagem ao cais do Porto Santo nos anos 70 ficou gravado o exótico azul-esverdeado da água e o dourado da areia, que exercem um decisivo poder de atracção, no meu caso.

A qualidade onírica que tem a ilha induz o escape, o distanciamento do quotidiano e permite o descanso. Para mim, o principal atractivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário