«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

quinta-feira, agosto 18, 2011

«Ausência de espírito crítico» e «insuficiência de intervenção da sociedade civil»

Monteiro Diniz foi uma personalidade que deixou marca pela acutilância da sua análise sobre a sociedade e cultura madeirenses

«Há ausência de espírito crítico» e «insuficiência de intervenção da sociedade civil», constata Monteiro Diniz, ex-Representante da República para a Madeira (Diário 23.7.2011).

O juiz conselheiro considera que os madeirenses não querem ouvir «coisas, que dentro de um certo condicionalismo, constituem matéria de silenciamento no plano global da colectividade madeirense.» E, segundo ele, «não é só no plano político, do poder e da oposição, nem da sociedade civil, nem das instituições.» Conclui que «há um sentimento global que traduz uma espécie de tabu sobre as realidades da Madeira, que não são aprofundadas.» Isto para além da «ausência de espírito crítico por parte da sociedade civil.»

Monteiro Diniz promete, no seu livro, «tentar fazer uma escalpelização do porquê desta insuficiência de intervenção da sociedade civil», que tem, a seu ver, «várias causas, umas históricas, outras mais remotas.»

Espero com grande interesse o livro que está a escrever, onde, promete, dirá aquilo que os madeirenses não querem ouvir. O ex-inquilino do Palácio de São Lourenço cita George Orwell: «se a palavra liberdade significa alguma coisa, significa acima de tudo a liberdade de dizer às pessoas aquilo que elas não querem ouvir.» Um olhar do exterior por vezes é mais incisivo e lúcido. E também porque até santos da casa não fazem milagres, isto é, não lhes é dada credibilidade.

Na citada entrevista ao Diário, diz ainda que «em determinadas áreas podia dizer que era mais autonomista que muitos autonomistas, porque tinha uma visão racionalizada e não emotiva da autonomia.»
Memória:
A excelente e marcante entrevista-lição de 12.11.2008, na qual Monteiro Diniz explicou determinado comportamento endémico:

Lição de Monteiro Diniz (intro)
Lição de Monteiro Diniz (parte 1)
Lição de Monteiro Diniz (parte 2)
Lição de Monteiro Diniz (parte 3)

«É uma cultura cívica. O problema é de civismo, de cidadania, de cultura, de qualidade da cidadania.» «Comportamento de harmonia com as altas funções que exercem».

Outras lições:
A lição de Monteiro Diniz
Regiões usam pouco a autonomia
Anormalidade comportamental e democrática continuará
Anormalidade comportamental e democrática continua(rá) 2

Sem comentários:

Enviar um comentário