«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

quarta-feira, agosto 17, 2011

Marina do Lugar de Baixo já leva 105 milhões (actualizado 17.8.2011)

«Quatro novas facturas fazem preço final subir em mais 26 milhões de euros», noticia o Diário
Por dizer tudo, limito-me a reproduzir, com a devida vénia, a notícia do Diário de 16 de Agosto de 2011, para memória futura, assinada pelo jornalista Miguel Fernandes Luís, mas com fotografia aqui do rapaz (22 de Dezembro de 2010):

«O custo total da Marina do Lugar de Baixo já deverá rondar os 105 milhões de euros, após sucessivos contratos de construção e reparação daquela infraestrutura e obras em fase de adjudicação.

No final de Março, o DIÁRIO fez o balanço dos custos desta marina localizada no concelho da Ponta do Sol. Na altura, a estimativa apontava para um custo global que rondava os 78,9 milhões de euros. Mas desde então quatro novas facturas, num valor conjunto de 26 milhões de euros, vieram agravar o preço da obra. A factura mais recente foi conhecida há pouco mais de uma semana: 1,1 milhões de euros para o "reperfilamento dos fundos marítimos da baía do Lugar de Baixo", uma empreitada adjudicada por ajuste directo à 'Afavias - Engenharia e Construções', do empresário Avelino Farinha. O 'reperfilamento' consiste no desassoreamento da entrada da marina e zonas adjacentes.

Além deste contrato, houve outro ajuste directo à 'Afavias - Engenharia e Construções' para a reabilitação das infraestruturas terrestres e da bacia de estacionamento (poente), no montante de 1,3 milhões de euros e ainda um ajuste directo de 20 mil euros para a fiscalização desta última obra. Neste último caso, os trabalhos ficaram a cargo da empresa 'Moura & Moura Lda'.

A quarta e última factura é a mais cara. Trata-se da empreitada de 'reconstrução dos paredões da Marina do Lugar de Baixo (obras marítimas)', cujo concurso foi lançado em Fevereiro, com o valor base de 23,6 milhões de euros. O DIÁRIO procurou saber a situação deste contrato, ao qual concorreram seis empresas/consórcios mas a Sociedade Ponta do Oeste e a Vice-Presidência do Governo não responderam ao pedido de informações que lhes foi endereçado na última quarta-feira.

Todos os montantes acima citados incluem a taxa de IVA, a qual integra necessariamente o preço final da obra.»

Nota (17.8.2011):
O Diário hoje traz notícia em que a Sociedade de Desenvolvimento Ponta Oeste (SDPO) desmente os números do custo associado à Marina do Lugar de Baixo avançados pela notícia do dia anterior, sem avançar o valor global da infraestrutura, alegando que os trabalhos da escarpa sobranceira e o depósito dos materiais no aterro de protecção da marina não lhe podem ser imputados. Como se nada tivessem a ver com a marina. Constituiu, sim, objecto de uma nova notícia: a «Lei de Meios custeia a marina». A obra de reconstrução dos paredões da marina, cujo concurso teve um valor-base de 23,5 milhões de euros (IVA incluído), é "financiada pela Lei de Meios, na medida que se trata de um aproveitamento dos materiais das limpezas do temporal de Fevereiro de 2010", confirmou a SPDO.

Memória:
Marina do Lugar de Baixo com viabilidade à vista cerca de 50 milhões depois? (2)
Marina do Lugar de Baixo com viabilidade à vista cerca de 50 milhões depois? (1)

Sem comentários:

Enviar um comentário