«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

quinta-feira, julho 22, 2010

Marina do Lugar de Baixo com viabilidade à vista cerca de 50 milhões depois?

O SecretPontadoSol publicou a imagem que aqui se replicam, do aterro (não é recife artificial, este ficaria mais ao largo e submerso) que está a ser feito junto à Marina do Lugar de Baixo, inaugurada a 14 de Outubro de 2004. Uma zona de expansão que talvez se destine a servir de protecção ao molhe da Marina.

Oxalá a solução seja encontrada quanto antes para não sugar mais o erário público e rentabilizar-se o investimento.

O Diário noticiou na sexta-feixa passada que a Ponta Oeste «formalizou um contrato com a 'Proman' no valor de 154 mil euros para, num prazo de três meses, proceder à "elaboração de projectos para recuperação das obras marítimas da marina do Lugar de Baixo".»

O jornal citado recordou que o custo da obra já anda perto dos 50 milhões. "A [construção da] marina custou 29,7 milhões de euros", segundo o presidente da Sociedade de Desenvolvimento Ponta Oeste (SDPO), Paulo Sousa. Mas «se forem contabilizados todos os encargos suportados até ao momento, o projecto implantado no sítio do Lugar de Baixo já tem um custo próximo dos 50 milhões euros.» Um «relatório de auditoria do Tribunal de Contas indicava, há quatro anos, que o investimento realizado já ia em 36,4 milhões de euros. Mas no relatório de contas da SDPO relativo a 2008 o valor ascendia a 41 milhões de euros. A este montante devem somar-se os 8,6 milhões de euros que a Secretaria do Equipamento Social gastou na consolidação da escarpa sobranceira à Marina.»

Recorde-se:
Marina já custou 37 milhões
Marina com solução favorável ao erário público?
Artificializar até a Madeira ser o que não é
Guerra dos outdoors
Recifes artificiais e protecção da costa
Kerry Black, perito em questões costeiras, esteve na Madeira
Cascais cria recife artificial para surf e protecção da costa
Recife artificial é solução para Marina do Lugar de Baixo, com várias vantagens (por Pedro Bicudo)
Recifes artificiais e Marina do Lugar de Baixo
Marina não é mamarracho
Euromilhões na Marina do Lugar de Baixo
Obras da Madeira Velha mais duráveis do que as da Madeira Nova
Ondas Velhas testam Obras Novas

1 comentário:

  1. Vamos ver (inicio de 2011) se conseguem vencer a luta com o mar. Depois de ter visto a força (raiva) do Neptuno ... http://www.youtube.com/watch?v=kLjYf1K4vjA .... eu confesso que tenho duvidas que esta protecção vai aguentar.

    ResponderEliminar